Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGagliardi, Marcelo-
dc.contributor.authorOliveira, Gislene de-
dc.date.accessioned2016-12-14T23:18:32Z-
dc.date.available2016-12-14T23:18:32Z-
dc.date.issued2005-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gislene de. Responsabilidade social corporativa nas empresas. 2005. 99 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10012-
dc.description.abstractEste trabalho monográfico tem como tema, responsabilidade social corporativa e teve como objetivo verificar e demonstrar se as empresas estão sendo responsáveis na prática ou só no papel, visto que muitas organizações transmitem imagens e constroem reputações que não são coerentes com que divulgam em seu balanço social. Onde a sociedade passa a cobrar das corporações participação mais ativa no diz respeito às ações sociais. Todavia, a adoção de uma postura responsável indica que há ganhos tangíveis para as empresas, sob a forma de fatores que agregam valor, reduzem custos e trazem aumento de competitividade, como melhoria da imagem institucional, melhoria no relacionamento dos stakeholders com a empresa. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a de pesquisa bibliográfica, documental. O método de abordagem se baseou no método hipotético-dedutivo. A primeira parte do trabalho apresenta o objetivo geral e específico do estudo, a justificativa do tema abordado, sua delimitação, o problema e suas hipóteses, bem como a metodologia adotada. Em seguida, são apresentados os conceitos de responsabilidade social, a importância e benefícios se ser socialmente responsável, os objetivos alcançados pelas empresas. Logo a seguir, a evolução do conceito de responsabilidade social corporativa, bem como seus determinantes e instrumentos, sua ética moral, assim como sua cultura brasileira. E por último, verifica-se as novas tendências da gestão da responsabilidade social, assim como os estágios de ações sociais. Na terceira parte serão abordados dois estudos de casos, primeiramente serão apresentadas as empresas estudadas e suas principais ações e depois será feita uma discussão e uma análise crítica tomando com base tudo o que foi discutido até então, seja na parte teórica, seja no estudo de caso. Na última parte, o leitor poderá identificar uma série de aspectos positivos em uma atuação socialmente responsável e de como a sociedade pode beneficiar-se da atuação responsável das empresas. Outro fator importante que pode ser percebido pelo leitor, é de como a responsabilidade social corporativa está ligada a questões éticas. Pois, observa-se que esses valores têm que estar presentes em todos os negócios da empresa, se ela quiser ter credibilidade com seu público.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Barros (camila.barros@uniceub.br) on 2016-08-02T18:31:12Z No. of bitstreams: 1 9950492.pdf: 717129 bytes, checksum: e11db435d1ff055660a166f93ff33aeb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-14T23:18:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9950492.pdf: 717129 bytes, checksum: e11db435d1ff055660a166f93ff33aeb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-14T23:18:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9950492.pdf: 717129 bytes, checksum: e11db435d1ff055660a166f93ff33aeb (MD5) Previous issue date: 2010-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleResponsabilidade social corporativa nas empresaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2010-06-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9950492.pdf700.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.