Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10012
metadata.dc.type: TCC
Title: Responsabilidade social corporativa nas empresas
Authors: Oliveira, Gislene de
metadata.dc.contributor.advisor: Gagliardi, Marcelo
Abstract: Este trabalho monográfico tem como tema, responsabilidade social corporativa e teve como objetivo verificar e demonstrar se as empresas estão sendo responsáveis na prática ou só no papel, visto que muitas organizações transmitem imagens e constroem reputações que não são coerentes com que divulgam em seu balanço social. Onde a sociedade passa a cobrar das corporações participação mais ativa no diz respeito às ações sociais. Todavia, a adoção de uma postura responsável indica que há ganhos tangíveis para as empresas, sob a forma de fatores que agregam valor, reduzem custos e trazem aumento de competitividade, como melhoria da imagem institucional, melhoria no relacionamento dos stakeholders com a empresa. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a de pesquisa bibliográfica, documental. O método de abordagem se baseou no método hipotético-dedutivo. A primeira parte do trabalho apresenta o objetivo geral e específico do estudo, a justificativa do tema abordado, sua delimitação, o problema e suas hipóteses, bem como a metodologia adotada. Em seguida, são apresentados os conceitos de responsabilidade social, a importância e benefícios se ser socialmente responsável, os objetivos alcançados pelas empresas. Logo a seguir, a evolução do conceito de responsabilidade social corporativa, bem como seus determinantes e instrumentos, sua ética moral, assim como sua cultura brasileira. E por último, verifica-se as novas tendências da gestão da responsabilidade social, assim como os estágios de ações sociais. Na terceira parte serão abordados dois estudos de casos, primeiramente serão apresentadas as empresas estudadas e suas principais ações e depois será feita uma discussão e uma análise crítica tomando com base tudo o que foi discutido até então, seja na parte teórica, seja no estudo de caso. Na última parte, o leitor poderá identificar uma série de aspectos positivos em uma atuação socialmente responsável e de como a sociedade pode beneficiar-se da atuação responsável das empresas. Outro fator importante que pode ser percebido pelo leitor, é de como a responsabilidade social corporativa está ligada a questões éticas. Pois, observa-se que esses valores têm que estar presentes em todos os negócios da empresa, se ela quiser ter credibilidade com seu público.
Citation: OLIVEIRA, Gislene de. Responsabilidade social corporativa nas empresas. 2005. 99 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10012
Issue Date: Jun-2005
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9950492.pdf700.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.