Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10014
metadata.dc.type: TCC
Title: Estratégias de marketing utilizadas na indústria farmacêutica
Authors: Fortaleza, Rogério Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, José Antônio Rodrigues do
Abstract: Este trabalho teve por finalidade identificar e analisar as estratégias de marketing utilizadas na indústria farmacêutica, com embasamento teórico em marketing, marketing de relacionamento, marketing de serviços e marketing de fidelização. A pesquisa de campo foi realizada com o objetivo de identificar as estratégias de marketing utilizadas na fidelização de clientes e analisar o impacto das diferentes estratégicas utilizadas, ambas no segmento farmacêutico. O questionário foi aplicado em Pediatras que atuam no Distrito Federal e demonstrou que as estratégias de marketing usualmente empregadas pelos laboratórios formam um sistema complexo. A análise realizada levou em consideração o perfil do pediatra (sexo, idade, grau acadêmico, tempo de atuação, participação em eventos e atendimento semanal). Pode-se observar que devido as opiniões, dentre os diversos perfis existentes, serem distintas, há a necessidade de análises mais aprofundadas sobre o impacto da utilização das diferentes estratégias para cada perfil existente.
Citation: FORTALEZA, Rogério Marques. Estratégias de marketing utilizadas na indústria farmacêutica. 2009. 45 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10014
Issue Date: Jun-2009
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9862978.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.