Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10327
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Bárbara Luisi Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-10T17:47:40Z | - |
dc.date.available | 2017-03-10T17:47:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Bárbara Luisi Diniz. Representação docente sobre o TDAH: uma análise a partir da teoria da subjetividade. 2016. 52 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10327 | - |
dc.description.abstract | O ambiente escolar tem uma visão unidimensional do aprender, logo, comportamentos que destoam do padrão incomodam e devem ser ajustados no processo de aprendizagem. O problema, no entanto, é como o aluno perde sua singularidade, sendo diagnosticado e submetido ao uso de drogas medicamentosas na tentativa de adequar o discente as normas institucionais, dessa forma, gerando um alívio aos autores envolvidos. Para tanto, esse estudo através da Teoria da Subjetividade embasada na metodologia de caráter construtivo-interpretativo de González Rey tem como proposta compreender as representações de um docente sobre o uso de psicofármacos para o diagnóstico de TDAH e seu impacto na aprendizagem do aluno. A participante desta pesquisa foi uma professora do ensino fundamental das séries inicias de uma escola particular em Brasília, que leciona atualmente para alunos com o diagnóstico de TDAH. Os instrumentos utilizados neste estudo foram a dinâmica conversacional e complemento de frases. O estudo tratou sobre as representações de uma docente sobre o diagnóstico de TDAH, o resultado desta pesquisa mostra crenças que transitam em padrões hegemônicos de conduta, cujo foco consiste em corrigir e enquadrar o aluno a um ritmo de processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-08T19:19:50Z No. of bitstreams: 1 21065263.pdf: 531143 bytes, checksum: d2841691f5c879f907577f87a8dec4fd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-10T17:47:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21065263.pdf: 531143 bytes, checksum: d2841691f5c879f907577f87a8dec4fd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-10T17:47:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21065263.pdf: 531143 bytes, checksum: d2841691f5c879f907577f87a8dec4fd (MD5) Previous issue date: 2016-12 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Representação docente sobre o TDAH: uma análise a partir da teoria da subjetividade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-12 | - |
dc.identifier.orientador | Mori, Valéria Deusdará | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21065263.pdf | 518.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.