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metadata.dc.type: TCC
Title: A utilização do desengajamento moral em estratégias midiáticas como prevenção à violência doméstica
Authors: Costa, Monique Tostes Portugal
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo verificar o impacto da utilização de frases de desengajamento moral em estratégias midiáticas, a fim de testar mídias mais eficazes na redução à violência contra a mulher. Para isto, foram realizados dois estudos. O Estudo 1 foi a validação do Questionário de Agressão “AQ” de Buss e Perry (1992). Este questionário busca medir os quatro fatores de agressão: agressão física (N = 5, α = 0,62), agressão verbal (N = 6, α = 0,53), raiva (N= 6, α = 0,71) e hostilidade (N = 11, α = 0,77). Como resultado da análise fatorial exploratória, dentre estes fatores, Agressão Física foi o que apresentou maior índice de variância (16,1%). No Estudo 2, foram testadas oito peças publicitárias com modificações nas redações: um grupo controle (N = 33) e sete grupos experimentais (N = de 25 a 29) relacionados aos mecanismos de desengajamento moral. Em seguida foi aplicado o questionário “AQ”, validado no Estudo 1, a fim de verificar os quatro fatores de agressão frente às propagandas expostas. Verificou-se que o fator Raiva, no escore geral, obteve médias menores [Hostilidade (M = 2,2, DP = 0,81), Agressão Física (M= 2,3, DP = 0,96), Agressão Verbal (M= 3,1, DP = 0,76) e Raiva (M= 1,5, DP = 0,69)]. O teste comparativo das condições experimentais sugere que nenhuma das condições obteve resultados significativos na redução da agressão. No entanto, o mecanismo de Comparação Vantajosa neste estudo, foi o mais eficaz na diminuição de três das quatro condições de estudo e os mecanismos de Atribuição de Culpa e Linguagem Eufemística foram contrários ao objetivo desta pesquisa e resultaram em efeito rebote, instigando ações violentas. Tendo em vista os dados apresentados no Estudo 2, verifica-se que o objetivo geral desta pesquisa foi alcançado. No entanto, os resultados não corresponderam ao esperado, pois os impactos que este tipo de estratégia resultou, não foram diferenciados. Supostamente estes resultados sejam consequência de falhas na amostra, como o reduzido número ou a pequena variabilidade de participantes em cada grupo experimental, ou na estrutura das frases propostas. Propõe-se a realização de novas pesquisas que envolvam Desengajamento Moral e Violência Doméstica, efetuando entrevistas com homens a fim de verificar a utilização e eficácia destes mecanismos e assim, realizar uma análise de conteúdo para reformular as frases.
Keywords: Violência doméstica
Desengajamento moral
Mídia
Citation: COSTA, Monique Tostes Portugal. A utilização do desengajamento moral em estratégias midiáticas como prevenção à violência doméstica. 2016. 34 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10336
Issue Date: Jul-2016
Appears in Collections:PSI - Graduação

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