Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10350
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Amanda Soares Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-14T17:20:22Z | - |
dc.date.available | 2017-03-14T17:20:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-11 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Amanda Soares Nunes de. Gênero e diversidade sexual na escola a partir da perspectiva de profissionais da educação. 2016. 20 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10350 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa apresentada nesse artigo teve como objetivo analisar as concepções e crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Quanto à metodologia, três professores/as participaram de uma entrevista individual semiestruturada com a apresentação de imagens relacionadas ao tema. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas três categorias analíticas a fim de orientar o trabalho de interpretação das entrevistas, de forma coerente com os objetivos da pesquisa. A partir dos resultados obtidos, foi possível analisar que, de forma geral os conceitos de gênero e diversidade sexual, às vezes, se misturavam. Os/as três participantes afirmaram que concordam que as escolas devem abordar as questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar. Entretanto, os resultados mostram que há uma falta de preparo e uma lacuna durante a formação dos professores nos cursos de Licenciatura para trabalhar com essa temática. Dessa forma, é fundamental que essas questões sejam trabalhadas nas escolas para que os estereótipos não sejam reforçados e para que não seja mais perpetuada a violência de gênero e/ou homofóbica nas escolas e, em um sentido mais amplo, na sociedade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-13T19:20:57Z No. of bitstreams: 1 21370682.pdf: 222702 bytes, checksum: 5cf5dd83e3177b700e2222bf63713d17 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-14T17:20:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21370682.pdf: 222702 bytes, checksum: 5cf5dd83e3177b700e2222bf63713d17 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-14T17:20:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21370682.pdf: 222702 bytes, checksum: 5cf5dd83e3177b700e2222bf63713d17 (MD5) Previous issue date: 2016-11 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Diversidade na escola | pt_BR |
dc.title | Gênero e diversidade sexual na escola a partir da perspectiva de profissionais da educação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-11 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21370682.pdf | 217.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.