Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Amanda Soares Nunes de-
dc.date.accessioned2017-03-14T17:20:22Z-
dc.date.available2017-03-14T17:20:22Z-
dc.date.issued2016-11-
dc.identifier.citationALMEIDA, Amanda Soares Nunes de. Gênero e diversidade sexual na escola a partir da perspectiva de profissionais da educação. 2016. 20 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10350-
dc.description.abstractA pesquisa apresentada nesse artigo teve como objetivo analisar as concepções e crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Quanto à metodologia, três professores/as participaram de uma entrevista individual semiestruturada com a apresentação de imagens relacionadas ao tema. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas três categorias analíticas a fim de orientar o trabalho de interpretação das entrevistas, de forma coerente com os objetivos da pesquisa. A partir dos resultados obtidos, foi possível analisar que, de forma geral os conceitos de gênero e diversidade sexual, às vezes, se misturavam. Os/as três participantes afirmaram que concordam que as escolas devem abordar as questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar. Entretanto, os resultados mostram que há uma falta de preparo e uma lacuna durante a formação dos professores nos cursos de Licenciatura para trabalhar com essa temática. Dessa forma, é fundamental que essas questões sejam trabalhadas nas escolas para que os estereótipos não sejam reforçados e para que não seja mais perpetuada a violência de gênero e/ou homofóbica nas escolas e, em um sentido mais amplo, na sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-13T19:20:57Z No. of bitstreams: 1 21370682.pdf: 222702 bytes, checksum: 5cf5dd83e3177b700e2222bf63713d17 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-14T17:20:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21370682.pdf: 222702 bytes, checksum: 5cf5dd83e3177b700e2222bf63713d17 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-14T17:20:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21370682.pdf: 222702 bytes, checksum: 5cf5dd83e3177b700e2222bf63713d17 (MD5) Previous issue date: 2016-11en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
dc.titleGênero e diversidade sexual na escola a partir da perspectiva de profissionais da educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-11-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21370682.pdf217.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.