Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10350
metadata.dc.type: TCC
Title: Gênero e diversidade sexual na escola a partir da perspectiva de profissionais da educação
Authors: Almeida, Amanda Soares Nunes de
Abstract: A pesquisa apresentada nesse artigo teve como objetivo analisar as concepções e crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. Quanto à metodologia, três professores/as participaram de uma entrevista individual semiestruturada com a apresentação de imagens relacionadas ao tema. Após a transcrição das entrevistas, foram construídas três categorias analíticas a fim de orientar o trabalho de interpretação das entrevistas, de forma coerente com os objetivos da pesquisa. A partir dos resultados obtidos, foi possível analisar que, de forma geral os conceitos de gênero e diversidade sexual, às vezes, se misturavam. Os/as três participantes afirmaram que concordam que as escolas devem abordar as questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar. Entretanto, os resultados mostram que há uma falta de preparo e uma lacuna durante a formação dos professores nos cursos de Licenciatura para trabalhar com essa temática. Dessa forma, é fundamental que essas questões sejam trabalhadas nas escolas para que os estereótipos não sejam reforçados e para que não seja mais perpetuada a violência de gênero e/ou homofóbica nas escolas e, em um sentido mais amplo, na sociedade.
Keywords: Gênero
Diversidade sexual
Preconceito
Diversidade na escola
Citation: ALMEIDA, Amanda Soares Nunes de. Gênero e diversidade sexual na escola a partir da perspectiva de profissionais da educação. 2016. 20 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10350
Issue Date: Nov-2016
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21370682.pdf217.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.