Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10351
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Carolina Gomes S. de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-14T17:23:04Z | - |
dc.date.available | 2017-03-14T17:23:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Carolina Gomes S. de. O fundamentalismo religioso a partir da perspectiva de professores/as e estudantes de psicologia. 2016. 20 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10351 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como tema central compreender o fenômeno do fundamentalismo religioso a partir da perspectiva de alunos/as e professores do curso de Psicologia. Seu objetivo central é analisar as concepções e crenças de professores/as e estudantes do curso de Psicologia sobre o fundamentalismo religioso no Brasil e em outros países. O artigo traz informações da pesquisa empírica realizada com 3 participantes de uma instituição de ensino superior privada. Os instrumentos utilizados para a pesquisa de campo foram: imagens com conteúdos religiosos pré-selecionadas e uma entrevista semiestruturada. Os resultados mais significativos obtidos por meio dessa pesquisa empírica foram: necessidade de se abordar e discutir questões religiosas no currículo do curso de Psicologia, já que os alunos sentem a necessidade dessa discussão e acreditam na relevância dessa questão na prática profissional. O debate sobre preconceito, intolerância e gênero dentro das crenças religiosas, a partir do momento que essa problemática é percebida pelos participantes no cotidiano brasileiro e o Estado vem buscando combater de forma mais enérgica qualquer tipo de intolerância religiosa. Além do crescimento e influência do fenômeno fundamentalismo religioso nas diversas instâncias sociais, não só no Brasil, como no mundo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-13T19:26:27Z No. of bitstreams: 1 21376820.pdf: 110179 bytes, checksum: 6c69a537f745b6f0e6435ed68f9dfdb5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-14T17:23:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21376820.pdf: 110179 bytes, checksum: 6c69a537f745b6f0e6435ed68f9dfdb5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-14T17:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21376820.pdf: 110179 bytes, checksum: 6c69a537f745b6f0e6435ed68f9dfdb5 (MD5) Previous issue date: 2016-11 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Fundamentalismo religioso | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.title | O fundamentalismo religioso a partir da perspectiva de professores/as e estudantes de psicologia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-11 | - |
dc.identifier.orientador | Madureira, Ana Flávia do Amaral | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21376820.pdf | 107.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.