Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Carolina Gomes S. de-
dc.date.accessioned2017-03-14T17:23:04Z-
dc.date.available2017-03-14T17:23:04Z-
dc.date.issued2016-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carolina Gomes S. de. O fundamentalismo religioso a partir da perspectiva de professores/as e estudantes de psicologia. 2016. 20 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10351-
dc.description.abstractO presente artigo tem como tema central compreender o fenômeno do fundamentalismo religioso a partir da perspectiva de alunos/as e professores do curso de Psicologia. Seu objetivo central é analisar as concepções e crenças de professores/as e estudantes do curso de Psicologia sobre o fundamentalismo religioso no Brasil e em outros países. O artigo traz informações da pesquisa empírica realizada com 3 participantes de uma instituição de ensino superior privada. Os instrumentos utilizados para a pesquisa de campo foram: imagens com conteúdos religiosos pré-selecionadas e uma entrevista semiestruturada. Os resultados mais significativos obtidos por meio dessa pesquisa empírica foram: necessidade de se abordar e discutir questões religiosas no currículo do curso de Psicologia, já que os alunos sentem a necessidade dessa discussão e acreditam na relevância dessa questão na prática profissional. O debate sobre preconceito, intolerância e gênero dentro das crenças religiosas, a partir do momento que essa problemática é percebida pelos participantes no cotidiano brasileiro e o Estado vem buscando combater de forma mais enérgica qualquer tipo de intolerância religiosa. Além do crescimento e influência do fenômeno fundamentalismo religioso nas diversas instâncias sociais, não só no Brasil, como no mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-13T19:26:27Z No. of bitstreams: 1 21376820.pdf: 110179 bytes, checksum: 6c69a537f745b6f0e6435ed68f9dfdb5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-14T17:23:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21376820.pdf: 110179 bytes, checksum: 6c69a537f745b6f0e6435ed68f9dfdb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-14T17:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21376820.pdf: 110179 bytes, checksum: 6c69a537f745b6f0e6435ed68f9dfdb5 (MD5) Previous issue date: 2016-11en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFundamentalismo religiosopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleO fundamentalismo religioso a partir da perspectiva de professores/as e estudantes de psicologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-11-
dc.identifier.orientadorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21376820.pdf107.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.