Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10351
metadata.dc.type: TCC
Title: O fundamentalismo religioso a partir da perspectiva de professores/as e estudantes de psicologia
Authors: Oliveira, Carolina Gomes S. de
metadata.dc.identifier.orientador: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: O presente artigo tem como tema central compreender o fenômeno do fundamentalismo religioso a partir da perspectiva de alunos/as e professores do curso de Psicologia. Seu objetivo central é analisar as concepções e crenças de professores/as e estudantes do curso de Psicologia sobre o fundamentalismo religioso no Brasil e em outros países. O artigo traz informações da pesquisa empírica realizada com 3 participantes de uma instituição de ensino superior privada. Os instrumentos utilizados para a pesquisa de campo foram: imagens com conteúdos religiosos pré-selecionadas e uma entrevista semiestruturada. Os resultados mais significativos obtidos por meio dessa pesquisa empírica foram: necessidade de se abordar e discutir questões religiosas no currículo do curso de Psicologia, já que os alunos sentem a necessidade dessa discussão e acreditam na relevância dessa questão na prática profissional. O debate sobre preconceito, intolerância e gênero dentro das crenças religiosas, a partir do momento que essa problemática é percebida pelos participantes no cotidiano brasileiro e o Estado vem buscando combater de forma mais enérgica qualquer tipo de intolerância religiosa. Além do crescimento e influência do fenômeno fundamentalismo religioso nas diversas instâncias sociais, não só no Brasil, como no mundo.
Keywords: Fundamentalismo religioso
Gênero
Preconceito
Citation: OLIVEIRA, Carolina Gomes S. de. O fundamentalismo religioso a partir da perspectiva de professores/as e estudantes de psicologia. 2016. 20 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10351
Issue Date: Nov-2016
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21376820.pdf107.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.