Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10352
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Fundamentalismo religioso na perspectiva de estudantes e professores de psicologia |
Authors: | Rodrigues, Tatiana de Souza Leitão |
Abstract: | Com base na perspectiva da psicologia sociocultural, o objetivo desta pesquisa é analisar as concepções e crenças de professores/as e estudantes do curso sobre o fundamentalismo religioso no Brasil e em outros países. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas individuais semiestruturadas com apresentação de imagens selecionadas previamente, realizadas com um professor e duas estudantes do sexto semestre do curso. O estudo apontou a importância do tema religião, hoje um tabu nas universidades, ser debatido em sala de aula, sendo fundamental para a desconstrução de preconceitos relativos a crenças religiosas. Essa desconstrução é feita a partir do conhecimento da gênese do preconceito. O estudo indicou também uma falta de suporte pedagógico aos alunos que questionam sobre sua fé ao discutir assuntos relacionados à Psicologia. |
Keywords: | Fundamentalismo religioso Preconceito Laicidade Psicologia |
Citation: | RODRIGUES, Tatiana de Souza Leitão. Fundamentalismo religioso na perspectiva de estudantes e professores de psicologia. 2016. 21 f. Artigo (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10352 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | PSI - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21384029.pdf | 426.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.