Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10352
metadata.dc.type: Artigo
Title: Fundamentalismo religioso na perspectiva de estudantes e professores de psicologia
Authors: Rodrigues, Tatiana de Souza Leitão
Abstract: Com base na perspectiva da psicologia sociocultural, o objetivo desta pesquisa é analisar as concepções e crenças de professores/as e estudantes do curso sobre o fundamentalismo religioso no Brasil e em outros países. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas individuais semiestruturadas com apresentação de imagens selecionadas previamente, realizadas com um professor e duas estudantes do sexto semestre do curso. O estudo apontou a importância do tema religião, hoje um tabu nas universidades, ser debatido em sala de aula, sendo fundamental para a desconstrução de preconceitos relativos a crenças religiosas. Essa desconstrução é feita a partir do conhecimento da gênese do preconceito. O estudo indicou também uma falta de suporte pedagógico aos alunos que questionam sobre sua fé ao discutir assuntos relacionados à Psicologia.
Keywords: Fundamentalismo religioso
Preconceito
Laicidade
Psicologia
Citation: RODRIGUES, Tatiana de Souza Leitão. Fundamentalismo religioso na perspectiva de estudantes e professores de psicologia. 2016. 21 f. Artigo (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10352
Issue Date: 2016
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21384029.pdf426.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.