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metadata.dc.type: TCC
Title: O emprego da multimodalidade em outdoors: a campanha publicitária dos preservativos da marca Olla
Authors: Veiga, Antonio Luiz Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: Ferraz, Janaína de Aquino
Abstract: Nos últimos anos, principalmente no século passado, o desenvolvimento tecnológico experimentou extraordinário avanço. A comunicação humana foi obrigada a se adequar a essa transformação, o que provocou, e provoca, mudanças consideráveis na linguagem escrita, incorporando recursos visuais e sonoros para deixar a mensagem mais clara. O objetivo principal desta pesquisa é analisar o conteúdo de textos multissemióticos contidos em outdors e verificar como eles atuam na construção da mensagem. Três questões de pesquisa foram levantadas: 1) há relação motivada entre linguagem escrita e linguagem visual? 2) Que elementos da modalidade visual são reveladores de aspectos ideológicos da linguagem? 3) Há necessidade do conhecimento prévio cultural específico para a leitura eficaz da imagem? A Análise do Discurso Crítica e a Semiótica Social são os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo. Os princípios da pesquisa qualitativa foram empregados na análise dos dados deste trabalho. A análise do corpus confirmou que as imagens constituem partes relevantes no discurso falado ou escrito e que a composição das linguagens verbal e visual não é neutra ou aleatória. O modo imagético é importante forma de persuasão e de direcionamento de opinião do viewer. Os resultados obtidos contribuem para o estabelecimento de novos caminhos para os estudos da linguagem e apontam para a obrigatoriedade de reflexão sobre a leitura de textos multimodais, que trazem de maneira mais clara os objetivos ideológicos, culturais e sociais com que a mensagem foi construída. O argumento visual é, sem dúvida, importante linguagem para a construção do texto.
Keywords: Discurso
Texto multimodal
Gramática visual
Identidade social
Modo semiótico
Gênero textual
Citation: VEIGA, Antonio Luiz Ferreira da. O emprego da multimodalidade em outdoors: acampanha publicitária dos preservativos da marca Olla. 2006. 53 f. Monografia(Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10366
Issue Date: 2006
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

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