Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10372
metadata.dc.type: TCC
Title: Aspectos ideológicos do discurso da mídia impressa na formação identitária da senadora Heloísa Helena
Authors: Faria, Eliana Brant Rocha de
metadata.dc.contributor.advisor: Ferraz, Janaína de Aquino
Abstract: O poder da mídia na formação de mentalidades é inegável. A opinião pública forma-se na leitura dos vários discursos difundidos pela mídia que, no mundo contemporâneo, atingem cada vez maior número de pessoas. Todos nós sabemos que não há discurso neutro, que todos apresentam significação implícita e são repletos de ideologia. Este trabalho tem o intuito de trazer à luz as estratégias discursivas colhidas no conteúdo textual da entrevista, concedida pela Senadora Heloísa Helena à revista Veja, intitulada “O medo venceu”, que constitui o corpus deste trabalho, no sentido de revelar como os valores ideológicos, sociais, culturais e políticos da imprensa permeiam a construção de idéias e a formação de identidades pessoais, manipulando sentidos, gerando conceitos e atitudes no leitor. Para isso foram formuladas duas questões: Quais os aspectos ideológicos do discurso da mídia impressa que determinam a formação da identidade de Heloísa Helena? Quais as estratégias discursivas de que o entrevistador lança mão para determinar a identidade da Senadora Heloísa Helena? Para realizar este trabalho baseio-me nos fundamentos teóricos colhidos na Análise do Discurso Crítica e nos modus operandi de ideologia, quanto a conceituações e perspectivas de abordagem de análise. Do ponto de vista metodológico, a análise dos dados é feita com base nos princípios qualitativos de pesquisa. Entender os mecanismos da linguagem e trazer à luz os vários aspectos ideológicos implícitos nos textos difundidos pela mídia vai nos levar mais perto dos objetivos, das intenções e das motivações de seus produtores e, consequentemente, da realidade.
Keywords: Discurso
Texto
Mídia
Ideologia
Identidade
Discourse
Text
Media
Ideology
Identity
Citation: FARIA, Eliana Brant Rocha de. Aspectos ideológicos do discurso da mídia impressa na formação identitária da senadora Heloísa Helena. 2006. 75 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10372
Issue Date: 2006
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50502020.pdf314.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.