Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10376
metadata.dc.type: TCC
Title: Nem tudo que se escreve é o que se fala: a construção do sentido dos textos do plenário da câmara dos deputados
Authors: Martineli, Hely Cácia Guedes de Oliveira
metadata.dc.identifier.orientador: Ormundo, Joana da Silva
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo compreender os processos de construção do sentido dos discursos proferidos no plenário da Câmara dos Deputados para mostrar que um texto escrito não representa fielmente o oral. E mais, identifica os apagamentos na transposição da linguagem oral para a escrita, mostrando as dificuldades por que passam os profissionais da taquigrafia da Câmara dos Deputados no tocante a essa transcrição do discurso parlamentar, sem pecar na fidelidade ao orador, e, ao mesmo tempo, obedecendo às regras impostas pela norma culta da língua. Os procedimentos para tal análise baseiam-se na comparação entre 2 textos ipsis verbis com os mesmos textos revisados de 2 Parlamentares diferentes para mostrar os apagamentos ocorridos nesses discursos. Os resultados obtidos nessa pesquisa demonstram a complexidade do trabalho desses profissionais no aprimoramento dos textos sempre primando pela clareza e concisão textuais. E mais, a publicação de um discurso exatamente como foi pronunciado em plenário levaria à conspurcação da imagem do Parlamentar. Em conclusão, nem tudo que se escreve é o que se fala. Não há como representar a fala integralmente na escrita.
Keywords: Discurso
Discurso parlamentar
Fala
Escrita
Discourse
Parliamentary discourse
Speech
Writing
Citation: MARTINELLI, Hely Cácia de Oliveira. Nem tudo que se escreve é o que se fala: a construção do sentido dos textos do plenário da câmara dos deputados. 2006. 53 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10376
Issue Date: 2006
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50502156.pdf223.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.