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dc.contributor.advisorAbreu, Maria Aparecida Silva de-
dc.contributor.authorCunha, Tereza Augusta da Rocha-
dc.date.accessioned2017-03-27T17:49:39Z-
dc.date.available2017-03-27T17:49:39Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.citationCUNHA, Tereza Augusta da Rocha. A construção dos sentidos em " É a cara do Brasil". 2006. 57 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10402-
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é analisar um artigo do jornalista André Petry, publicado na revista Veja, edição de 1º de junho de 2005, intitulado É a cara do Brasil, numa perspectiva discursiva da linguagem como ação e interação social, cuja principal função é argumentar. O objetivo geral é mostrar que, no artigo investigado, a maneira como o texto é escrito e o uso de certos recursos, como exemplos, paralelismo, repetições, seleção lexical e formato de narrativa, contribui diretamente para maior persuasão do leitor. Como objetivos específicos, pretende-se mostrar que, no texto, o emprego de recursos como tempos verbais e marcadores temporais, típicos da narração, estão em função da argumentatividade e apontar para os implícitos como marcas de argumentação e posicionamento político-ideológico. Pela própria natureza do objeto aqui estudado – um texto –, trata-se, esta, de uma pesquisa de cunho bibliográfico, com leitura e reflexão dos textos teóricos que a fundamentam. Para tanto, sob o enfoque teórico da Análise de Discurso e da Lingüística Textual, visando compreender os processos de significação presentes no texto, a investigação feita considera que os efeitos de sentido são determinados na história, na discursividade, na relação interativa autor/texto/leitor, por meio da ideologia. É desse modo que os sentidos se organizam, acionados por estratégias e marcas lingüísticas reveladoras da intenção argumentativa e de valores ideológicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-17T18:50:14Z No. of bitstreams: 1 50502554.pdf: 1058716 bytes, checksum: 8aeb547f41e0b1f77c1d8ddec68aba7d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-27T17:49:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50502554.pdf: 1058716 bytes, checksum: 8aeb547f41e0b1f77c1d8ddec68aba7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-27T17:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50502554.pdf: 1058716 bytes, checksum: 8aeb547f41e0b1f77c1d8ddec68aba7d (MD5) Previous issue date: 2006-10en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.titleA construção dos sentidos em "É a cara do Brasil"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-10-
dc.description.notasThe purpose of this work is to analyze the article entitled É a cara do Brasil, which in English could be translated as It’s Brazil’s face, written by journalist André Petry and published in Veja magazine on June 1st 2005, in which language is seen within its discursive perspective as action and social interaction whose main function is to argue. The general objective is to show how, in the article which is presently being investigated, both the manner the text is written and the use of certain resources such as examples, parallelism, repetitions, lexical selection and narrative format, directly contribute to a bigger persuasion of the reader. As the specific objectives, it aims to show that, in a text, the use of resources such as verb tenses and time markers, which are typical features of narratives, relate to its argumentativeness and point out to implicit elements such as argumentative markers as well as political and ideological positioning. Considering the very nature of the object studied here – which is the text itself – we are dealing with a bibliographic research comprising the reading and reflection of the theoretical texts which provide its base. Therefore, based on the theoretical approach of the Discourse Analysis and the Textual Linguistics, and in order to understand the meaning processes present in the text, the present investigation considers that the meaning effects are determined in history, by discursiveness, by the interactive relationship among author/text/reader, and through ideology. This is how meanings get organized, triggered by strategies and linguistic marks which reveal the argumentative intention as well as the ideological values.pt_BR
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