Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10404
metadata.dc.type: TCC
Title: A escrita no orkut: uma análise a expressão escrita em língua portuguesa no mais popular portal de relacionamentos da internet
Authors: Siqueira, Niquele Moura
metadata.dc.contributor.advisor: Ormundo, Joana da Silva
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar as formas de interação escrita em língua portuguesa no orkut, rede de relacionamentos on-line pertencente ao Google. São fundamentos teóricos desta pesquisa as análises realizadas por David Crystal sobre comunicação escrita na Internet (2001) e sobre o impacto que a Internet está tendo sobre a linguagem (2004), o trabalho de Manuel Castells acerca da revolução da tecnologia da informação (1999) e ainda o estudo de Norman Fairclough (2003) sobre análise textual. Constitui-se corpus deste trabalho mensagens escritas trocadas por usuários brasileiros do orkut no mês de outubro de 2006. Para a realização desta análise, utilizou-se a metodologia empregada por Crystal (2001) para analisar as situações de expressão escrita na Internet e as reflexões de Castells (1999) e Fairclough (2003) sobre o impacto que a era digital está tendo sobre a sociedade e a comunicação. Concluiu-se que o orkut é um espaço diferenciado de expressão escrita em língua portuguesa na Internet, no qual os brasileiros estão exercitando e desenvolvendo uma variante lingüística, o Netspeak brasileiro, que tem-se mostrado muito pouco influenciado pela língua inglesa. O orkut é, de acordo com o que propõe Crystal (2001), uma combinação de sala de bate-papo não-sincrônica, correio eletrônico, mundo virtual e Web.
Keywords: Análise de discurso crítica
Comunicação por computador
Internet
Orkut
Expressão escrita
Critical discourse analysis
Computer mediated communication
Internet
Orkut
Written expression
Citation: SIQUEIRA, Niquele Moura. A escrita no orkut: uma análise sobre a expressão escrita em língua portuguesa no mais popular portal de relacionamento da internet. 2006. 71 f. Monografia (pós-graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10404
Issue Date: 2006
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50503103.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.