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dc.contributor.advisorAlmeida, Arthur-
dc.contributor.authorCosta, Alan Lins Cavalcanti Corrêa da-
dc.date.accessioned2017-05-22T18:46:11Z-
dc.date.available2017-05-22T18:46:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Alan Lins Cavalcanti Corrêa da. As lutas como conteúdo da educação física escolar. 2016. 32 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10671-
dc.description.abstractIntrodução: As lutas fazem parte da cultura corporal de movimento contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental. No entanto, é um conteúdo pouco dominado e desenvolvido pelo professor de Educação Física nas aulas. Objetivo: Do presente trabalho é pesquisar se o conteúdo sobre lutas é ensinado nas aulas de educação física e como os professores abordam o assunto, nos anos finais do ensino fundamental e médio, das escolas da rede pública do Distrito Federal. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter transversal em nível descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado neste estudo foi um questionário, adaptado de Ferreira (2006), com perguntas abertas e fechadas, entregue junto com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido-TCLE para a coleta de dados. A amostra desse estudo foi constituída por 20 professores de ambos os sexos, sendo 14 homens e 6 mulheres que atuam nos anos finais do ensino fundamental e/ou no ensino médio de diferentes escolas da Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro que pertencem a rede pública do Distrito Federal. Resultados: Após a análise dos questionários, observou-se que 58% dos professores não trabalham com a temática luta em sala de aula e 42% afirmam trabalhar o conteúdo dentro da disciplina da Educação Física. Quanto aos benefícios que a luta ofereceria para os alunos, o respeito e a disciplina foram pontos assinalados por 29% dos docentes, o condicionamento físico ficou em 2° lugar com 21% seguido do binômio Coletividade/Trabalho em grupo em 3°. Ainda quanto aos benefícios, Coordenação Motora ficou como 4ª. Opção pelos docentes com 17%, e o aspecto Concentração obteve 14% das preferências, isto é, em 5°. Por outro lado, 65% dos professores afirmaram que não tiveram contato com o conteúdo lutas, 20% tiveram a vivência desse conteúdo na sua formação e 15% informaram que tiveram a disciplina apenas na teoria sobre alguma luta. Conclusão: Ficou evidenciado que os professores possuem dificuldades de ministrarem esse conteúdo nas aulas de Educação Física, sobretudo pela falta de preparo acadêmico, devido ao fato de não serem devidamente capacitados durante sua formação e, pode-se afirmar, ainda, que outro fator que dificulta o trabalho dos docentes é a ausência de estrutura adequada, material apropriado e espaço físico condizente com as reais necessidades ambientais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-04-26T21:03:17Z No. of bitstreams: 1 20815579.pdf: 1298367 bytes, checksum: f1d21a353680ddb6097b30e8fdb16d66 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-22T18:46:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20815579.pdf: 1298367 bytes, checksum: f1d21a353680ddb6097b30e8fdb16d66 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectConteúdopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFight sportspt_BR
dc.subjectContentpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleAs lutas como conteúdo da educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: Fights are part of the corporal Movement culture containd within the National Curricular Parameters of middle schools.However, its a topic that is not much a dressed by physical education teachers during classes. Objective: Objective of this research is to investigate if the topic mentioned above is teached during gym classes and how the teachers address the subject, in the final years of middle and high public schools in Brasilia – DF. Material and Methods: This is a field research of a cross-sector character in a descriptive level with a qualitative approach. The method used in This study was a questionnaire, adapted from Ferreira (2006), With opened and closed questions delivered along with the Free and Clarified Consent Term for. Results: After analyzing the questionnaires, it was observed that 58% of teachers do not work with the theme struggle in class and 42% said work content within the discipline of Physical Education. The benefits that the fight would offer for students, respect and discipline were points indicated by 29% of teachers, physical fitness was in 2nd place with 21% followed by the collectivity / Work binomial in Group 3rd. Although the benefits, Motor coordination was as 4th. Option 17% by teachers, and the aspect concentration obtained 14% of preference, this is, in 5. On the other hand, 65% of teachers said they had no contact with the contents fights, 20% had the experience of that content in their training and 15% reported that they had the discipline only in theory about the fight. Conclusions: The study revealed that teachers have difficulties to giving that content in physical education classes, especially the lack of academic preparation due to the fact they are not properly trained for their training and, it can be said, though, that another factor that hinders work of teachers is the lack of adequate infrastructure, appropriate material and consistent physical space with the real environmental needs.pt_BR
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