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dc.contributor.advisorPinto, Celeida B. Garcia Cintra-
dc.contributor.authorVieira, Alessandra Giulito-
dc.date.accessioned2017-05-22T20:14:11Z-
dc.date.available2017-05-22T20:14:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIEIRA, Alessandra Giulito. Inclusão de crianças com diabetes em escolas públicas e privadas do Distrito Federal. 2016. 36 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10678-
dc.description.abstractIntrodução: O diabetes mellitus (DM) é caracterizada pela hiperglicemia e faz parte de um grupo de doenças metabólicas. O diabetes demanda cuidados especiais por parte dos profissionais das áreas médica, saúde mental e pedagógica, em conjunto com os pais. Daí, a necessidade de cuidados no contexto escolar, das políticas públicas e dos programas de inclusão. Objetivo: verificar os fatores considerados fundamentais para a inclusão de crianças com diabetes, em escolas públicas e privadas do Distrito Federal, nas aulas de educação física e observar o grau de dificuldades enfrentadas pelos professores, em relação à orientação desses alunos, quanto às suas limitações, em suas aulas. Material e Métodos: Estudo de caráter transversal, de abordagem quantitativa, de análise exploratória, foi composta por 7 professores de educação física, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede de ensino particular do Lago Norte e 5, de uma escola pública, da Asa Norte em BrasíliaDF. Os professores de educação física foram entrevistados, após assinar o termo de consentimento livre e esclarecido (Anexo II), sendo seguido pelo preenchimento do questionário proposto por Gorgatti (2005). Resultados e discussão: o conhecimento suficiente para atender as necessidades educacionais de alunos diabéticos, na escola particular a prevalência é de 57% na concordância, sendo que na escola pública a prevalência é de 40%, concordo quase totalmente. Os resultados deste estudo evidenciaram que a maioria dos professores expressaram uma quase concordância diante do conhecimento sobre procedimentos, e relato de se sentir capaz de cumprir o programa de ensino, mesmo com a presença de alunos diabéticos. Esses achados do corrente estudo confirma com a Declaração de Salamanca, resolução das Nações Unidas, resultado da Conferência Mundial de Educação Especial, de junho de 1994. Considerações Finais: A realização deste estudo contribuiu para enfatizar a necessidade de capacitar os professores da educação na temática DM, a fim de possibilitar a abordagem da criança com DM, no contexto escolar, com mais conhecimento, segurança e adequação.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Diabetes mellitus (DM) is characterized by hyperglycemia and is part of a group of metabolic diseases. Objective: To identify factors are considered fundamental for the inclusion of children with diabetes, in public and private schools in the District Federal. Material and Methodos: transversal study with a quantitative approach, an exploratory analysis, consisted of 7 physical education teachers, the Elementary School, a school private education network in North Lake and 5, a public school, Asa Norte, Brasília-DF, physical education teachers were interviewed after signing the free and informed consent form (Annex II), followed by the completion of the questionnaire proposed by Gorgatti (2005). Resulted and discussion: Enough knowledge to meet the educational needs of diabetic students, the private school the prevalence is 57% in agreement, and in public schools the prevalence is 40%, almost entirely agree. The results of this study showed that majority of teachers expressed agreement almost before the knowledge of procedures and reporting to feel able to fulfill the educational program, even with the presence of diabetic students. These findings of this study confirm with the Declaration of Salamanca, the un resolution as a result of the World Special Education Conference, June 1994. Final Thoughts: This study contributed to emphasize the need to train teachers in the education theme DM in ordem to allow the approach of the child diabetes in the school context, with more knowledge, safety and suitability.-
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-04-27T21:51:17Z No. of bitstreams: 1 21032362.pdf: 1760349 bytes, checksum: f7dbfccea08dc2d3a28fe288a527dfae (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-22T20:14:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21032362.pdf: 1760349 bytes, checksum: f7dbfccea08dc2d3a28fe288a527dfae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-22T20:14:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21032362.pdf: 1760349 bytes, checksum: f7dbfccea08dc2d3a28fe288a527dfae (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão de criançapt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectProfessor de educação físicapt_BR
dc.subjectInclusion of childrenpt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectTeachers physical educationpt_BR
dc.titleInclusão de crianças com diabetes em escolas públicas e privadas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
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