Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Celeida B. Garcia Cintra-
dc.contributor.authorCastrioto, Clarissa Martinichen-
dc.date.accessioned2017-05-23T15:19:45Z-
dc.date.available2017-05-23T15:19:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCASTRIOTO, Clarissa Martinichen. A psicomotricidade como elemento principal no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10684-
dc.description.abstractIntrodução: A Psicomotricidade é uma ciência que auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. O profissional de Educação Física tem grande responsabilidade na sua aplicação, utilizando os fundamentos das habilidades motoras básicas, para o desenvolvimento individual e coletivo da criança. Objetivo: Verificar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e a identificação de habilidades motoras fundamentais por parte do professor. Material e Métodos: Fundamentado em artigos científicos e livros, de 1994 a 2014 procedeu-se a uma revisão da literatura, destacando a importância dos aspectos citados, por meio de uma pesquisa de nível exploratório. Revisão da Literatura: Objetivando compreender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, nos anos iniciais do Ensino Fundamental buscou-se autores como Rossi (2012), Folador et al, (2010), Gallahue, (2005), Rosa Neto (2002), entre outros, que ressaltam que a educação psicomotora prioriza o movimento corporal como um instrumento pedagógico para o melhor desenvolvimento do indivíduo, por meio de atividades lúdicas, buscando prevenir e solucionar problemas, proporcionando oportunidades para que a criança atinja sua maturidade motora. Assim, o professor de Educação Física deve ter clareza quanto aos objetivos de suas aulas, trabalhando de forma segura e objetiva, junto aos demais professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, comprometido com o desenvolvimento psicomotor de seus alunos, contribuindo para seu crescimento harmonioso. Considerações Finais: Constatamos a importância da Educação Física, dando atenção especial aos aspectos psicomotores em seu trabalho pedagógico, buscando assegurar o desenvolvimento harmonioso das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-04-28T18:08:49Z No. of bitstreams: 1 21074722.pdf: 712834 bytes, checksum: ff85e7802633544810bb22f33855d26e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-23T15:19:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21074722.pdf: 712834 bytes, checksum: ff85e7802633544810bb22f33855d26e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-23T15:19:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21074722.pdf: 712834 bytes, checksum: ff85e7802633544810bb22f33855d26e (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integral e harmoniosopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectIntegral development and harmoniouspt_BR
dc.subjectPsychomotorpt_BR
dc.titleA psicomotricidade como elemento principal no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: The psychomotor is a science that helps in motor, cognitive and affective child. Professional Physical Education has great responsibility in your application using the fundamentals of basic motor skills for the individual child's development and the collective. Objective: Check the importance of psychomotor skills for development and learning in the early years of elementary school, and the identification of fundamental motor skills by the teacher. Material and Methods: Based on scientific articles and books, from 1994 to 2014 was carried out a literature review, highlighting the importance of the aforementioned aspects, through an exploratory level research. Literature Review: Aiming to understand the importance of psychomotor skills for the development and child learning in the early years of elementary school sought to authors like Rossi (2012), Folador et al, (2010), Gallahue, (2005), Rosa Neto (2002) among others, who point out that the psychomotor education prioritizes body movement as an educational tool for the best development of the individual, through play activities, seeking to prevent and solve problems, providing opportunities for the child to meet his motor maturity. Thus, the physical education teacher should be clear about the objectives of their classes, working safely and objectively, together with the other teachers in the early years of elementary school, committed to the psychomotor development of their students, contributing to their harmonious growth. Conclusions: We note the importance of physical education, paying special attention to psychomotor aspects in his pedagogical work, seeking to ensure the harmonious development of children in the early years of elementary school.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21074722.pdf696.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.