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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10704
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Saúde e atividade laboral do professor universitário: a docência e o autocuidado |
Authors: | Sousa, Michel Nascimento de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha |
Abstract: | Introdução: Traz uma importante contribuição para o debate em questão, pois a partir de estudos realizados com docentes em todo o país apresenta evidências de uma macroestrutura de políticas educacionais que interferem diretamente na qualidade e no desenvolvimento das ações do professor no ambiente de trabalho e na sala de aula. Objetivo: Este artigo se propõe a contribuir com a discussão do tema saúde do professor e autocuidado, pois empenha-se em investigar as causas e os efeitos que as mudanças no mundo do trabalho tem acarretado sobre os docentes do ensino superior e sua prática de magistério. Material e Métodos: A pesquisa foi realizada com 09 professores universitários, em atividade na Faculdade de Educação Física – FACES UniCEUB, Foram utilizados três questionários validados, com tempo total estimado de 20 minutos e serão adaptados aos objetivos do estudo, buscando descrever a percepção sobre o apoio institucional ao autocuidado (condições de saúde no trabalho). Resultados: Desta forma, foi possível inferir que grande parte da falha ou até fracasso em ações voltadas para estes quesitos se depositam justamente na não participação efetiva dos funcionários na tomada de decisões importantes no núcleo da instituição. Considerações Finais: espera-se que o presente artigo possa assim contribuir para o aprimoramento e elaboração de estratégicas e novas políticas participativas e ativas que melhor atendam às atuais necessidades na educação e promoção de saúde no ambiente acadêmico e promovam ações voltadas para o autocuidado dos docentes da instituição, apoiando a prática de cuidar de si. Introduction: It brings an important contribution to the debate in question, because from studies done with teachers in ANY country has evidence of a macrostructure of Educational Policies que interfere directly in Quality and Teacher Shares of Development any work environment and classroom. Objective: This article aims to contribute to a DISCUSSION make teacher Health theme and self-care, as committed to investigate how Causes and The Effects que as changes in the world of work has resulted About the higher education teachers, is Your Practice teaching. Materials and Methods: The research was carried out with THE University Teachers in activity at the Faculty of Physical Education - SIDED Were used three validated questionnaires, with full pace Estimated 20 minutes and will be adapted to Study Objectives, trying to describe the perception About institutional support the self-care (health conditions at work). Results: In this way, it was possible to infer that much of the failure or to failure to actions to these questions is just lay in not effective employee participation in making important decisions at the core of the institution. Final Thoughts: expected que Article MIGHT Present SO contribute to the improvement and elaboration Strategic and new participatory and Active Policies that meet the Current Needs in Education and Health Promotion in the academic environment and promote actions aimed Self-care teachers the institution, supporting self-care practice. |
Keywords: | Autocuidado Professor de educação física Saúde Self-care Physical education teacher Cheers |
Citation: | SOUSA, Michel Nascimento de. Saúde e atividade laboral do professor universitário: a docência e o autocuidado. 2016. 32 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10704 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
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