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metadata.dc.type: TCC
Title: Promoção da saúde e qualidade de vida em uma escola ao PSE
Authors: Sousa, Michel Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor: Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha
Abstract: Introdução: A escola promotora da saúde ampliar uma visão para a área de Educação Física onde podemos considerar que o desenvolvimento infantil, está vinculado à sociedade, ao meio em que a criança vive, a alimentação, com a família. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo investigar abordagem do tema saúde nas aulas de Educação Física. Amostra: Este estudo foi caracterizado como Transversal de cunho exploratório, com a amostra de 30 escolares de ambos os sexos com idade entre 08 anos do Ensino Fundamental, a escola CAIC Sobradinho II. Material e Métodos: Foi aplicado um questionário contendo 05 questões fechadas. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário Odebrecht (2008). Resultados: Através do questionário o diagnóstico permitiu o reconhecimento de que os professores não têm conhecimento PSE mas compreende a sua importância, já os alunos no decorrer das respostas entende que a saúde está vinculada à atividade algumas não dominam e não sabem nem do que se trata passando a entender que precisa haver um incentivo maior a partir dos próprios professores. Considerações Finais: Nesse sentido, a Educação Física enquanto área de conhecimento da saúde deve ser vista como disciplina que trabalha e insere as ideias de promoção da saúde e não como um mero instrumento de prevenção de doenças, formando gerações mais fortes.
Introduction: The health promoting school expand a vision for the area of Physical Education where we consider that child development is linked to society, the environment in which the child lives, food, family. Objective: This study aimed to investigate the theme health approach in physical education classes. Sample: This study was characterized as Cross of an exploratory nature, with a sample of 30 students of both sexes aged 08 years of elementary school, the CAIC Sobradinho II school. Material and Methods: We applied a questionnaire with 05 closed questions. For data collection was used as a tool Odebrecht questionnaire (2008). Results: Through the questionnaire diagnosis allowed the recognition that teachers are unaware PSE but understands its importance, since students in the course of the answers understand that health is linked to some activity does not dominate and do not even know what it is going to understand that there must be a greater incentive from the teachers themselves. Final Thoughts: In this, the Physical Education as the health knowledge should be seen as a discipline that works and inserts the promotion of ideas of health and not as a mere instrument of disease prevention, forming stronger generations.
Keywords: Educação física
Saúde coletiva
Escola
Educação
Physical education
Public health
School
Education
Citation: SOUSA, Michel Nascimento de. Promoção da saúde e qualidade de vida em uma escola ao PSE. 2016. 27 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10706
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

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