Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10710
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância das aulas de Educação Física na educação infantil
Authors: Rodrigues, André Luis Gadêlha
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, Celeida B. Garcia Cintra
Abstract: Introdução: O presente estudo destaca a importância da Educação Física na Educação Infantil, observando os aspectos lúdico e psicomotor no qual a criança desenvolverá ao longo da Educação Infantil assim como os aspectos sociais e cognitivos. É observado também a influencia que o professor de Educação Física tem perante os alunos e qual deve ser sua postura e metodologia diante os fatos que ocorrem na Educação Infantil. Objetivo: Identificar como a Educação Física é importante no ensino da Educação Infantil, e verificar como a disciplina Educação Física engloba os elementos do desenvolvimento motor das crianças na Primeira Infância e correlacionar o lúdico com a Educação Física Escolar. Materiais e Métodos: Este artigo teve como base artigos científicos e monografias, na qual foi realizado mediante revisão bibliográfica, tornando este trabalho uma pesquisa de cunho exploratório. Revisão da Literatura: A Educação Física carrega consigo um papel de suma importância, porque a criança que se encontra nesta fase está em amplo processo de desenvolvimento de diversas funções, entre elas motoras, sociais, emocionais e cognitivas, nas quais transita da fase de individualismo para a vivência social. Sendo assim, as aulas de Educação Física são imprescindíveis para que possa haver um aprendizado através do lúdico, onde vão se desenvolver aspectos fundamentais como o afetivo-social e motor (MAGALHÃES, 2007). Segundo Kunz (2006), a Educação Física percebe o jogo como um dos seus conteúdos clássicos, que possibilita desenvolver uma educação baseada em um processo lúdico e criativo, permitindo modificar imaginariamente a realidade como processo educativo. Nesse contexto, a Educação Física Escolar tem como uma de suas funções propor aos alunos novas formas de brincar, exercitando sua criatividade, através do movimento corporal, do mais simples reflexo (agarrar, esticar, olhar) até o movimento sistematizado (pular elástico, jogar xadrez, dançar). .Considerações Finais: Observamos neste estudo, que o professor de Educação Física tem um papel motivador e muito relevante no processo educacional da criança na Educação Infantil, por meio de uma parceria com o professor regente, oportunizando seu desenvolvimento psicomotor de forma integral e harmoniosa.
Introduction: This study highlights the importance of physical education in kindergarten, watching the playful and psychomotor aspects in which the child will develop throughout childhood education as well as social and cognitive aspects. It also noted the influence that the physical education teacher has students before and what should be their attitude and methodology on the events that occur in early childhood education. Objective: To identify how physical education is important in the education of early childhood education, and check how the Physical Education encompasses the elements of motor development of children in early childhood and to correlate the playful with the Physical Education. Material and Methods: This article was based on scientific articles and monographs, which was carried out through literature review, making this job as exploratory research. Literature Review: The Physical Education carries a role of paramount importance, because the child is at this stage is in the broad process of developing various functions, including motor, social, emotional and cognitive, in which transitions of individualism phase for social life. Therefore, the physical education classes are essential for you to be a learning through play, which will develop fundamental aspects such as emotional-social and motor. (Magalhaes, 2007) According to Kunz (2006), Physical Education sees the game as one of their classic content, which enables you to develop an education based on a playful and creative process, allowing you to modify imaginary reality as an educational process. In this context, physical education has as one of its functions offer students new ways of playing, exercising your creativity, through body movement, from the simplest reflex (grab, stretch, look) to the systematic movement (elastic jump, play chess, dance). Conclusions: We observed in this study, the physical education teacher has a motivating and very important role in the child's educational process in kindergarten, through a partnership with Regent teacher, providing opportunities psychomotor development in a comprehensive and harmonious way.
Keywords: Educação física
Educação infantil
Lúdico
Desenvolvimento psicomotor
Physical education
Early childhood education
Playfulness
Psychomotor development
Citation: RODRIGUES, André Luis Gadêlha. A importância das aulas de Educação Física na educação infantil. 2016. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10710
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21237151.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.