Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCustódio, Rômulo de Abreu-
dc.contributor.authorCastro, Gabriel Perez de-
dc.date.accessioned2017-05-24T18:00:34Z-
dc.date.available2017-05-24T18:00:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCASTRO, Gabriel Perez de. O slackline nas aulas de educação física escolar. 2016. 20 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10739-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O estudo pretende expandir os conhecimentos dos assuntos relacionados ao Slackline nas escolas e analisar as possibilidades pedagógicas que esta modalidade pode alcançar, para que futuramente os profissionais possam usufruir de novas modalidades assim como o Slackline para aumentar o leque de capacidades físicas e aprendizados alcançados através do esporte. Existe grande necessidade de mais estudos sobre o tema devido pelo fato do Slackline ser um esporte muito novo e por isso são poucas as pesquisas relacionadas ao conhecimento do assunto. OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi mostrar o potencial do Slackline como conteúdo de Educação Física escolar e demonstrar a importância do equilíbrio para as habilidades motoras e postura corporal nos alunos. MATERIAIS E MÉTODOS: Nos matérias e métodos foi feita uma revisão bibliográfica de literatura sobre os temas que tem conexão com o assunto fazendo um estudo aprofundado sobre as características do Slackline. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o Slackline possui diversas características e atributos que podem contribuir bastante na formação dos alunos através dessa vivência do esporte como superação, contribuindo totalmente com o conteúdo das aulas de Educação Física, além de ser uma novidade que explora espaços externos com contato ao ar livre e que proporciona uma maior consciência ambiental. Estreita os laços entre os praticantes criando um espírito de uma família, oferece benefícios físicos e psicológicos, tais como superação, autoconhecimento, melhora da autoestima, desenvolvimento dos reflexos e do equilíbrio, melhora da postura e massa corporal, e aprimoramento de respostas motoras, tudo isso de uma forma lúdica estabelecendo um ambiente mais agradável e de certa forma viciante para a prática da modalidade. Entretanto deve ser destacado que são necessários mais estudos sobre o assunto que é muito recente e pouco falado na área da Educação Física.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-04T17:38:23Z No. of bitstreams: 1 21277680.pdf: 966995 bytes, checksum: 83457452fb79d7c7c54774b8802204d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-24T18:00:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21277680.pdf: 966995 bytes, checksum: 83457452fb79d7c7c54774b8802204d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-24T18:00:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21277680.pdf: 966995 bytes, checksum: 83457452fb79d7c7c54774b8802204d1 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSlacklinept_BR
dc.subjectEsporte radicalpt_BR
dc.subjectEsporte de aventurapt_BR
dc.titleO slackline nas aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasINTRODUCTION: The study aims to expand the knowledge of issues related to Slackline in schools and analyze the pedagogical possibilities that this mode can reach so that future professionals can take advantage of new modalities as well as the Slackline to increase the range of physical abilities and achieved learnings through sport. There is great need for more studies on the subject due to the fact the Slackline be a very new sport and therefore there is little research related to knowledge of the subject. OBJECTIVE: The aim of this study was to show potential Slackline as school physical education content and demonstrate the importance of balance for motor skills and body posture in students. MATERIALS AND METHODS: In the materials and methods was made a literature literature review on the issues that have connection with the subject making a detailed study of the Slackline characteristics. CONCLUSION: We conclude that the Slackline has different characteristics and attributes that can contribute a lot in the training of students through this experience of sports as overcoming, fully contributing to the content of the physical education classes as well as being a novelty that explores external spaces with outdoor contact and provides greater environmental awareness. Close ties between the practitioners creating a spirit of a family, offers physical and psychological benefits, such as resilience, self-awareness, improved self-esteem, developing reflexes and balance, improved posture and body mass, and improvement of motor responses, all this in a playful way by establishing a more pleasant environment and somewhat addictive way to the sport. However it should be noted that more studies are needed on the subject that is very recent and little spoken in the area of Physical Education.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21277680.pdf944.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.