Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10739
metadata.dc.type: TCC
Title: O slackline nas aulas de educação física escolar
Authors: Castro, Gabriel Perez de
metadata.dc.contributor.advisor: Custódio, Rômulo de Abreu
Abstract: INTRODUÇÃO: O estudo pretende expandir os conhecimentos dos assuntos relacionados ao Slackline nas escolas e analisar as possibilidades pedagógicas que esta modalidade pode alcançar, para que futuramente os profissionais possam usufruir de novas modalidades assim como o Slackline para aumentar o leque de capacidades físicas e aprendizados alcançados através do esporte. Existe grande necessidade de mais estudos sobre o tema devido pelo fato do Slackline ser um esporte muito novo e por isso são poucas as pesquisas relacionadas ao conhecimento do assunto. OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi mostrar o potencial do Slackline como conteúdo de Educação Física escolar e demonstrar a importância do equilíbrio para as habilidades motoras e postura corporal nos alunos. MATERIAIS E MÉTODOS: Nos matérias e métodos foi feita uma revisão bibliográfica de literatura sobre os temas que tem conexão com o assunto fazendo um estudo aprofundado sobre as características do Slackline. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o Slackline possui diversas características e atributos que podem contribuir bastante na formação dos alunos através dessa vivência do esporte como superação, contribuindo totalmente com o conteúdo das aulas de Educação Física, além de ser uma novidade que explora espaços externos com contato ao ar livre e que proporciona uma maior consciência ambiental. Estreita os laços entre os praticantes criando um espírito de uma família, oferece benefícios físicos e psicológicos, tais como superação, autoconhecimento, melhora da autoestima, desenvolvimento dos reflexos e do equilíbrio, melhora da postura e massa corporal, e aprimoramento de respostas motoras, tudo isso de uma forma lúdica estabelecendo um ambiente mais agradável e de certa forma viciante para a prática da modalidade. Entretanto deve ser destacado que são necessários mais estudos sobre o assunto que é muito recente e pouco falado na área da Educação Física.
Keywords: Slackline
Esporte radical
Esporte de aventura
Citation: CASTRO, Gabriel Perez de. O slackline nas aulas de educação física escolar. 2016. 20 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10739
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21277680.pdf944.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.