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metadata.dc.type: Monografia
Title: Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico
Authors: Silva, Irving Lucio da
Abstract: Introdução: No mundo contemporâneo, a alimentação inadequada e o sedentarismo fazem parte da vida dos adolescentes. É nesse contexto que surge a necessidade de discutir nas aulas de Educação Física questões referentes ao bemestar mental e físico e à saúde, demonstrando aos alunos a importância que a prática regular de atividade física apresenta para se obter uma melhor qualidade de vida. Com isso, espera-se criar subsídios para que o aluno possa desenvolver atividades físicas com prazer e não com má vontade ou sacrifício. Ao mesmo tempo, contribui para a formação de um cidadão consciente e crítico, proporcionando conhecimentos que possam ser utilizados pelo aluno possa dentro e fora do âmbito escolar. Objetivo: Diante do contexto supra descrito o presente estudo, objetivou analisar o esporte como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física. Material e Métodos: Trata-se de artigo de revisão, com uso de pesquisa do tipo bibliográfica, quanto aos meios, e exploratória, quanto aos fins. A abordagem do problema é do tipo qualitativa. Revisão da Literatura: A Educação Física Escolar é uma disciplina curricular com conteúdos próprios, relacionada a um conjunto de conhecimentos que têm a sua origem no domínio acadêmico da Educação Física. Para que se obtenha uma aprendizagem significativa, é necessário adequar o seu conteúdo às necessidades do aluno, devendo-se trabalhar com organização e sistematização o que será ministrado, observando os seus objetivos, bem como características, necessidades e histórico social dos envolvidos para que se possa elaborar métodos de ensino e avaliação eficientes. Considerações Finais: O maior desafio para a Educação Física Escolar na contemporaneidade é a superação das formas anteriores de atuação e concepção na escola. É necessário, pois, atuar sob o viés de interlocução com outras áreas, que possibilitem uma melhor compreensão do corpo em sua complexidade – ou seja, sob uma abordagem antropológica, biológica, psicológica, sociológica, política e filosófica. Enquanto componente curricular, a Educação Física Escolar deve introduzir e integrar o aluno na cultura corporal do movimento, pois este vai produzir, reproduzir e transformá-la, para usar o jogo, o esporte, as atividades rítmicas, as danças e as ginásticas em benefício de sua qualidade de vida.
Introduction: In the contemporary world, poor diet and a sedentary lifestyle are part of teen life. It is in this context that the need to discuss in Physical Education issues relating to mental and physical well-being and health, demonstrating to students the importance of regular physical activity has to get a better quality of life. Thus, it is expected to create subsidies for the student to develop physical activities with pleasure, not grudgingly or sacrifice. At the same time, it contributes to the formation of a conscious and critical citizens, providing knowledge that can be used by the student to inside and outside the school environment. Objective: Before the above described context the present study aimed to analyze the sport as educational content in physical education classes. Methods: This is a review article, with research use of bibliographical, as the means, and exploratory, as the ends. The approach to the problem is the qualitative type. Literature Review: The physical education curriculum is a discipline with its own content, related to a body of knowledge that have their origin in the academic field of Physical Education. In order to obtain a significant learning, it is necessary to adapt its content to the needs of the student, it should-work with organization and systematization which will be taught by observing their objectives and characteristics, needs and social background of those involved to be to develop teaching methods and efficient evaluation. Conclusions: The biggest challenge for physical education in contemporary society is to overcome previous forms of performance and design in school. It is therefore necessary to perform under the bias of interlocution with other areas, to enable a better understanding of the body in its complexity - that is, from an anthropological approach, biological, psychological, sociological, political and philosophical. While curricular component, the Physical Education should introduce and integrate the student in physical culture movement, as this will produce, reproduce and transform it, to use the game, the sport, rhythmic activities, dances and gymnastics for the benefit their quality of life.
Keywords: Educação física
Educação física escolar
Esporte
Physical education
School physical education
Sport
Citation: SILVA, Irving Lucio da. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico. 2016. 25 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10748
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

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