Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10768
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Roney Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-25T16:45:14Z | - |
dc.date.available | 2017-05-25T16:45:14Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Roney Pereira. Jogos e brincadeiras e o desenvolvimento motor na educação infantil. 2016. 26 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10768 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A criança através da brincadeira acredita e explora a sua realidade, estuda o meio em que está inserida discutindo sobre regras e papeis social, ensinar a criança a aprender e a conhecer a fazer, favorece o desenvolvimento da curiosidade, da autonomia, da linguagem e do pensamento. A brincadeira auxilia na aprendizagem. É necessário que os professores sejam a favor do lúdico, pois do contrário a escolarização infantil perderá a sua principal característica. Através do lúdico o professor obtém informações valoriza os alunos além de estimulá-los na criatividade, autonomia, interação com seus pares, na construção do raciocínio lógico matemática, nas representações de mundo e de emoções, ajudando assim na compreensão e desenvolvimento do universo infantil. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar a Educação Física para os alunos na Educação Infantil. Material e Métodos: Foi realizado neste estudo, uma pesquisa de revisão da literatura de periódicos publicados e em livros com a temática Educação Física para os alunos na Educação Infantil. Foram realizadas leituras exploratórias, leitura seletiva, e leitura interpretativa, objetivando relacionar a temática abordada com o objetivo deste trabalho. Revisão da Literatura: O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias. Além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais dos educandos do primeiro ano do ensino infantil. Esta investigação surge pela necessidade de descrever a incorporação do lúdico na prática docente e os benefícios para o processo ensino-aprendizagem. As habilidades básicas abrange o lance do corpo em um espaço visível pela mudança de posição do corpo em relação a um ponto fixo da superfície. Através das brincadeiras, estimular a criança à caminhar, correr, saltar, pular ou saltitar são tarefas locomotoras. Considerações Finais: Concluir-se que a brincadeira auxilia na aprendizagem e no desenvolvimento motor das crianças. Esse processo de desenvolvimento motor é demorado e continuo que começa nos primeiros anos de vida até chegar à fase adulta. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-08T18:11:43Z No. of bitstreams: 1 21339820.pdf: 2592949 bytes, checksum: d44b2084dd1aa17b41df8dace9679e96 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-25T16:45:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21339820.pdf: 2592949 bytes, checksum: d44b2084dd1aa17b41df8dace9679e96 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-25T16:45:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21339820.pdf: 2592949 bytes, checksum: d44b2084dd1aa17b41df8dace9679e96 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física infantil | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Coordenação motora | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Child physical education | pt_BR |
dc.subject | Ludicity | pt_BR |
dc.subject | Motor coordination | pt_BR |
dc.subject | Motor development | pt_BR |
dc.title | Jogos e brincadeiras e o desenvolvimento motor na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.identifier.orientador | Almeida, Arthur José Medeiros de | pt_BR |
dc.description.notas | environment in which he is inserted discussing rules and social roles, teach the child to learn and to know how to do, favors the development of curiosity, autonomy, language And thought. Play helps with learning. It is necessary that the teachers are in favor of the ludic, otherwise the children's schooling will lose its main characteristic. Through the playfulness the teacher obtains information values students as well as stimulating them in the creativity, autonomy, interaction with their peers, in the construction of mathematical logical reasoning, in the representations of the world and of emotions, thus helping in the understanding and development of the infantile universe. Objective: This study aimed to analyze Physical Education for students in Early Childhood Education. Material and Methods: This study was carried out in a literature review of published journals and in books with the theme Physical Education for students in Early Childhood Education. Exploratory readings, selective reading, and interpretive reading were carried out, aiming to relate the theme addressed with the objective of this work. Literature Review: The playful is an irreplaceable strategy to be used as a stimulus in the construction of human knowledge and in the progression of different operative skills. In addition, it is an important tool for personal progress and achievement of institutional goals for firstyear pupils. This research arises from the need to describe the incorporation of the ludic in the teaching practice and the benefits to the teaching-learning process. Basic skills encompass the throw of the body in a visible space by changing the position of the body relative to a fixed point on the surface. Through play, encouraging the child to walk, run, jump, jump or jump are locomotive tasks. Final considerations: It is concluded that play helps children's learning and motor development. This process of motor development is slow and continuous that begins in the first years of life until reaching the adult stage. | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21339820.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.