Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10768
metadata.dc.type: TCC
Title: Jogos e brincadeiras e o desenvolvimento motor na educação infantil
Authors: Gonçalves, Roney Pereira
metadata.dc.identifier.orientador: Almeida, Arthur José Medeiros de
Abstract: Introdução: A criança através da brincadeira acredita e explora a sua realidade, estuda o meio em que está inserida discutindo sobre regras e papeis social, ensinar a criança a aprender e a conhecer a fazer, favorece o desenvolvimento da curiosidade, da autonomia, da linguagem e do pensamento. A brincadeira auxilia na aprendizagem. É necessário que os professores sejam a favor do lúdico, pois do contrário a escolarização infantil perderá a sua principal característica. Através do lúdico o professor obtém informações valoriza os alunos além de estimulá-los na criatividade, autonomia, interação com seus pares, na construção do raciocínio lógico matemática, nas representações de mundo e de emoções, ajudando assim na compreensão e desenvolvimento do universo infantil. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar a Educação Física para os alunos na Educação Infantil. Material e Métodos: Foi realizado neste estudo, uma pesquisa de revisão da literatura de periódicos publicados e em livros com a temática Educação Física para os alunos na Educação Infantil. Foram realizadas leituras exploratórias, leitura seletiva, e leitura interpretativa, objetivando relacionar a temática abordada com o objetivo deste trabalho. Revisão da Literatura: O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias. Além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais dos educandos do primeiro ano do ensino infantil. Esta investigação surge pela necessidade de descrever a incorporação do lúdico na prática docente e os benefícios para o processo ensino-aprendizagem. As habilidades básicas abrange o lance do corpo em um espaço visível pela mudança de posição do corpo em relação a um ponto fixo da superfície. Através das brincadeiras, estimular a criança à caminhar, correr, saltar, pular ou saltitar são tarefas locomotoras. Considerações Finais: Concluir-se que a brincadeira auxilia na aprendizagem e no desenvolvimento motor das crianças. Esse processo de desenvolvimento motor é demorado e continuo que começa nos primeiros anos de vida até chegar à fase adulta.
Keywords: Educação física infantil
Ludicidade
Coordenação motora
Desenvolvimento motor
Child physical education
Ludicity
Motor coordination
Motor development
Citation: GONÇALVES, Roney Pereira. Jogos e brincadeiras e o desenvolvimento motor na educação infantil. 2016. 26 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10768
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21339820.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.