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metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão da natação como conteúdo nas aulas de educação física escolar
Authors: Valença, Karolyne de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha
Abstract: Introdução: Entende-se que aulas de natação favorecem de maneira significativa o desenvolvimento intelectual dos alunos, tanto na forma de pensar, na realização de atividades, a execução de movimentos, o que faz com que o aluno desperte o interesse e a capacidade de raciocínio lógico na compressão das diversas matérias que compõem a estrutura curricular. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo investigar a aceitação e a possibilidade de incluir a natação nas aulas de Educação Física Escolar. Amostra: Este estudo foi caracterizado como transversal de cunho descritivo, com a amostra de 60 escolares de ambos os sexos com idade entre 11 e 16 anos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, regularmente matriculadas na rede de ensino do Distrito Federal. Material e Métodos: Foi aplicado um questionário contendo 11 questões objetivas. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário Odebrecht (2008). Considerações Finais: O estudo realizado evidenciou a possibilidade de depender da estrutura da escolar para incluir a Natação como prática nos conteúdos da Educação Física Escolar, porém o que se nota, interesse pela maioria dos alunos mais devido a prática da natação ser paga muitos alunos deixam de praticar a modalidade e as escolas que oferecem natação, devido a custos financeiros.
Introduction: It is understood that swimming lessons favor significantly to the intellectual development of students, both in thinking, in carrying out activities, execution of movements, which makes the student awaken the interest and ability to logical reasoning in compression of the various materials that make up the curriculum. Objective: This study aimed to investigate the acceptance and the ability to include swimming in physical education classes. Sample: This study was characterized as Cross of an exploratory nature, with a sample of 60 students of both sexes aged between 11 and 16 years of elementary school, regularly enrolled in the school system of the Federal District. Methods: A questionnaire was applied containing 11 objective questions. For data collection was used as a tool Odebrecht questionnaire (2008). Final Thoughts: The study showed a viable possibility of swimming as a practice in the physical education content, but that note, interest by most students more because the practice of swimming are paid many students fail to practice the sport and schools offering swimming, due to financial costs of implementation and maintenance charge high amounts in fees.
Keywords: Natação
Escolar
Educação
Swimming
School
Education
Citation: VALENÇA, Karolyne de Carvalho. A inclusão da natação como conteúdo nas aulas de educação física escolar. 2016. 31 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10775
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

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