Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10779
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise eletromiográfica do músculo vasto lateral no exercício de agachamento com e sem o uso da calça de compressão
Authors: Ferreira, Natézia Cândida
metadata.dc.identifier.orientador: Mota, Marcio Rabelo
Abstract: Introdução: O uso de roupas compressivas surgiu através das meias de compressão, com o objetivo de tratar as doenças venosas como a trombose, melhorando o fluxo sanguíneo e aumentando o retorno venoso. O uso da calça de compressão parece ser um aspecto relevante para aumentar a função da ativação muscular podendo ser monitorada pela eletromiografia de superfície (EMG) definida como uma técnica empregada para avaliação da ativação neuromuscular acrescida de uma análise não invasiva, de aplicação simples e de fácil acesso. Objetivo: analisar através da eletromiografia a ativação do musculo vasto lateral com e sem uso da calça elástica de compressão no exercício de agachamento. Material e Métodos: Foram avaliados neste estudo quinze voluntários, com idade média de 23,87 ± 4,36, massa corporal 73,29 ± 11,60, estatura 1,72 ± 0,09, e percentual de gordura 13,98 ± 4,17. Os voluntários realizaram o exercício de agachamento com barra livre composto por 6 séries de 10 repetições com 70% de 1RM, aplicando a eletromiografia para analisar a ativação muscular do vasto lateral utilizando dois protocolos. Em um momento os voluntários usavam a calça para executar o exercício e em outro momento realizava o exercício sem a vestimenta de compressão. Resultados: A ativação (EMG) do vasto lateral nos dois protocolos, na primeira e na sexta séries não apresentou diferença significativa entre os dois protocolos na primeira série (p = 0,830) e na sexta séria (p = 0,813). A (EMG) do vasto lateral não apresentou diferença significativa entre a primeira e a sexta série no protocolo com calça de compressão (p = 0,287) e no protocolo sem calça de compressão (p = 0,749). Considerações Finais: Os resultados do presente estudo apontam que a utilização da calça de compressão durante o exercício de agachamento não apresentou diferença na ativação muscular com e sem o uso da calça de compressão em indivíduos treinados.
Keywords: Calça de compressão
Eletromiografia
Agachamento
Vasto lateral
Compression trouser
Electromyography
Squat
Vasto lateral
Citation: FERREIRA, Natézia Cândida. Análise eletromiográfica do músculo vasto lateral no exercício de agachamento com e sem o uso da calça de compressão. 2016. 35 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10779
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21355301.pdf785.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.