Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10780
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, Thaynan Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-25T18:38:54Z | - |
dc.date.available | 2017-05-25T18:38:54Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Thaynan Xavier. Jogos na educação infantil: a importância do lúdico do desenvolvimento da criança. 2016. 25 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10780 | - |
dc.description.abstract | Introdução: As crianças de hoje vem sofrendo muito vivendo na sociedade atual, pois elas não estão tendo espaço e nem liberdade para poder brincar ou jogar nas ruas. A violência e o tráfico estão cada dia maior. As crianças estão primeiramente, envolvidas em aprender e a se mover, e quanto mais desenvolve habilidades do movimento melhor exploram, investigam e conhecem o mundo à sua volta. O contato físico, social e a comunicação são fundamentais no seu desenvolvimento, pois é através da interação social, que se desenvolve a linguagem. É importante destacar que os olhares dos professores que desempenham o lúdico e jogos na educação infantil são responsáveis de modo geral, pois a palavra do professor educador tem uma grande influência sobre os alunos, e uma forma de motivação para as crianças, e estes tendem a tomar como ponto de referência a opinião de seus professores. Objetivo: Analisar de que maneira os professores de educação física enfatizam o jogo e a ludicidade na educação infantil e a sua contribuição para o desenvolvimento motor da criança. Materiais e Métodos: Um questionário aplicado aos professores, com nove perguntas fechadas, e uma pergunta aberta, a amostra da pesquisa foi composta por 22 professores de Educação Física de ambos os sexos, que atuam na Educação Infantil em escolas da rede privada e publica de ensino do Distrito Federal. Resultados: Observou-se no presente estudo que 68,2% disseram que compreendem as fases do desenvolvimento motor, e que os jogos enfatizados são os sensório motor 82%. Discussão Considerações Finais: Pela observação dos resultados analisados, conclui-se que os professores destacam os jogos sensório motor como o mais utilizados por eles em suas aulas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-10T18:00:08Z No. of bitstreams: 1 21355380.pdf: 1921744 bytes, checksum: 8407cd9a93dce04a65e5bb83ee1218d1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T18:38:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21355380.pdf: 1921744 bytes, checksum: 8407cd9a93dce04a65e5bb83ee1218d1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-25T18:38:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21355380.pdf: 1921744 bytes, checksum: 8407cd9a93dce04a65e5bb83ee1218d1 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Game | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.title | Jogos na educação infantil: a importância do lúdico do desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.identifier.orientador | Almeida, Arthur José Medeiros de | pt_BR |
dc.description.notas | Introduction: Nowadays children have been suffering a lot living in our society because they are not having space or freedom to be able to play or play in the streets. Violence and trafficking numbers are growing everyday. At first, children are taught how to discover the world and to move, and by developing those skills they learn to explore, investigate and know is world around them. The physical, social contact and communication are fundamental in their development, as it is through social interaction that kids develop the language skills. It is important to note the fundamental significance of teachers role, by playing games in early childhood education, has a great influence on the students, and a form of motivation for children, that even tend to take their teachers opinion as reference. Objective: Analyze how physical education teachers emphasize fun activities and playfulness in early childhood education and its contribution to the child's motor development. Material and Methods: A questionnaire administered to teachers. The research sample consisted of 22 physical education teachers, both male and female, who work in early childhood education in private and public education of the Federal District. Results: As a result of the study, 68.2% of the teachers said that they understand the phases of motor development, and emphasized that the games are the sensorimotor 82%. Conclusions: By taking a closer look at the results, it is concluded that teachers highlight the sensory motor games as the most used by them in their classes. | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21355380.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.