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metadata.dc.type: TCC
Title: O índice de massa corporal como preditor para desempenho neuromotor em escolares
Authors: Leite, Mateus Medeiros
metadata.dc.identifier.orientador: Gomes, Sergio Adriano
Abstract: Introdução: Os índices de sobrepeso e obesidade demonstram dados preocupantes acometendo crianças e adolescentes, tornando-os mais propensos a desenvolverem doenças como diabetes e doenças cardiovasculares em idade adulta e cada vez mais jovens. Objetivo: Identificar um valor de IMC para desempenho neuromotor, no que diz respeito aos níveis de flexibilidade, desempenho no teste de impulsão horizontal e força em escolares, além de correlacionar o IMC com flexibilidade, impulsão horizontal e com força, destacando as principais diferenças entre os sexos. Materiais e Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de nível descritivo, de e caráter quantitativo com coleta de dados transversal realizado com escolares do ensino fundamental, de uma escola pública no Distrito Federal. Participaram 104 escolares (idade: 14,66 ± 0,98 anos), sendo (n= 47) meninas e (n= 57) meninos. Para tanto, foi definido o Índice de Massa Corporal (IMC), níveis de flexibilidade medidos com banco de Wells, teste de impulsão horizontal e força de preensão manual com dinamômetro (Jamar) para identificação de força. Resultados: Os resultados iniciais demonstraram diferença entre meninos e meninas nas variáveis de idade (p = 0,03), estatura (p < 0,01), flexibilidade (p = 0,05), impulsão absoluta (p < 0,01) e relativa (p < 0,01), força absoluta (p < 0,01) e relativa (p < 0,01), sendo apenas flexibilidade maior para as meninas. De acordo com os valores de referência do PROESP-BR, 94,23% dos escolares encontravam-se na zona de risco para saúde no teste de flexibilidade, quanto ao IMC 76,92% estavam na zona saudável. Para meninos foi identificada correlação negativa desprezível da impulsão absoluta (r = - 0,28; p = 0,03), negativa forte da impulsão relativa (r = - 0,74; p < 0,01), positiva desprezível da força absoluta (r = 0,29; p = 0,03) e negativa moderada da força relativa (r = - 0,56; p < 0,01) com o IMC, não havendo correlação com a flexibilidade (r = 0,03; p= 0,83). Para Meninas houve correlação negativa forte da impulsão relativa (r = - 0,71; p < 0,01), positiva moderada da força absoluta (r = 0,49; p < 0,01) e negativa fraca da força relativa (r = - 0,48; p < 0,01) com o IMC, não havendo correlação com a flexibilidade (r = 0,14; p= 0,33) e impulsão absoluta (r = - 0,13; p= 0,36). Quando divididos em subgrupos- a saber, maior e menor IMC através da mediana, meninos com maior IMC apresentaram menores valores para impulsão relativa (p < 0,01) e força relativa (p = 0,03). Assim também, meninas com maior IMC maior, apresentaram menores valores para impulsão relativa (p < 0,01) e força relativa (p < 0,01). Conclusão: Em conclusão, através da mediana do IMC da presente amostra, para meninos, maior que (19,42 kg/m2 ) e para meninas, maior que (20,42 kg/m2 ), indivíduos com valores acima destes, apresentam menor desempenho motor no que diz respeito à impulsão e força relativa, porém os níveis de flexibilidade parecem não sofrer influência do IMC. De fato, maior IMC influencia para menores níveis de aptidão física. Assim, aumentos na força são de extrema importância para promoção da saúde e diminuição nos níveis de sobrepeso e obesidade em escolares.
Keywords: Obesidade
Aptidão física
Educação física escolar
Obesity
Physical aptitude
Physical school education
Citation: LEITE, Mateus Medeiros. O índice de massa corporal como preditor para desempenho neuromotor em escolares. 2016. 40 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10783
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

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