Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10784
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Felipe de Lima-
dc.date.accessioned2017-05-25T18:49:17Z-
dc.date.available2017-05-25T18:49:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Felipe de Lima. Lutas como ferramenta pedagógicas para o desenvolvimento motor na escola para o ensino fundamental I e II. 2016. 27 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10784-
dc.description.abstractIntrodução: O conteúdo de “lutas” para a disciplina de Educação Física escolar consta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e também sugeridas por alguns autores como Daolio, Soares dentre outros, que consideram a “cultura corporal de movimento” objeto de estudo deste componente curricular. As lutas são compreendidas como produções humanas carregadas de significados construídos historicamente e que estabelecem relações constantes com e nas sociedades onde estão inseridas, são praticadas e desenvolvidas e, portanto, um significativo conteúdo a ser estudado na escola. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi demonstrar que a luta é um ótimo conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física na escola, e que ela é uma importante ferramenta pedagógica a ser trabalhada com os alunos para o desenvolvimento motor Material e Métodos: Neste presente estudo foi utilizada a pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica, em que foram revisados mais de 20 artigos científicos tratando sobre o tema de lutas no âmbito escolar e temas similares para composição do trabalho. Revisão da Literatura: Os professores de Educação Física não vêm trabalhando o conteúdo de lutas em suas aulas. Algumas escolas até trabalham o conteúdo, porém fora das aulas de Educação Física, normalmente em um horário oposto. Considerações Finais: A luta como ferramenta pedagógica, de acordo com vários autores, demostrou-se benéfica e muitos a indicam como uma ferramenta pedagógica valiosa nas aulas de educação física. Apesar de tudo, faltam estudos na área para que os professores possam trabalhar o conteúdo em sala.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-10T18:37:27Z No. of bitstreams: 1 21364944 (2).pdf: 2225651 bytes, checksum: 03e412792e3666e450c34966cc16a66b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T18:49:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21364944 (2).pdf: 2225651 bytes, checksum: 03e412792e3666e450c34966cc16a66b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T18:49:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21364944 (2).pdf: 2225651 bytes, checksum: 03e412792e3666e450c34966cc16a66b (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectArte marcial-
dc.titleLutas como ferramenta pedagógicas para o desenvolvimento motor na escola para o ensino fundamental I e IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorFarias, Darlan Lopes dept_BR
dc.description.notasIntroduction: The content of "fights" for the discipline of Physical Education consists of the National Curriculum Parameters (PCN), and also suggested by some authors as Daolio, Soares and others, who consider the "body culture movement" object of study of this curriculum component . The struggles are understood as human productions loaded with meanings constructed historically and establish constant relations with and the societies in which they operate, are practiced and developed, and therefore a significant content to be studied in school. Objective: The objective of this research is to show up that fight is a great content to be used in the physical education classes , and it's a important pedagogical tool to be used with students to motor development and the cognitive aspect to the social affective aswel Material and Methods: This study has used the qualitative research of the bibliographic review in which 20 articles has been revised talking about the fighting theme in the academic sphere and similar themes to this study's composition. Literature Review: The physical education professionals hasnt been using the fighting content in their classes. Some schools work with it , but out of the physical education classes , normaly in a different shift. Conclusions: The struggle as a pedagogical tool , according to several authors, has shown to be beneficial and many to indicate as a valuable educational tool in physical education classes . After all, there are few studies in the area so that teachers can work content in the classroom.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21364944 (2).pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.