Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10787
metadata.dc.type: Monografia
Title: Motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física escolar
Authors: Sousa, Gabriel Lucas Avelino de
Abstract: Introdução: A motivação tem um papel fundamental na vida dos alunos, seja para que as aulas de educação física sejam mais atraentes até para a maior participação dos alunos nas mesmas, sendo que essa pode interferir na vontade de participar dos alunos. Objetivo: Verificar as razões da motivação dos alunos para as aulas de educação física Material e Métodos: Essa pesquisa trata-se de um estudo transversal de caráter exploratório e coleta única, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário de Brasília, seguindo as Diretrizes Éticas Nacionais, da resolução 466/12 CMS/MS, CAAE: 60240616.4.0000.0023 e Parecer final 1.779.872. Participaram do estudo 46 alunos de ambos os sexos, cursando o 2º ano do ensino médio de uma escola da Secretaria de Educação do DF, com idade média de 16 a 17 anos. O instrumento utilizado para a coleta de dados do presente estudo foi um questionário, adaptado de Gaya e Cardoso (1998) em uma coleta única, contendo 15 questões fechadas e sem limite de alternativas, aplicado logo após as assinaturas e entrega do TCLE (Termo de Consentimento Livre e esclarecido) pelos alunos. Para análise de frequência dos dados utilizou-se o Programa Microsoft Office Excel versão 2013. Resultados: O presente estudo apresentou que cerca de 65% dos alunos consideram muito importante a prática das aulas de educação física, tendo em vista o desenvolvimento e saúde, cerca de 20% considera a competição como fator importante, 50% busca um bom aspecto físico, 47,8% busca se divertir com as aulas, 35,2% valoriza encontrar-se com os amigos e cerca de 50% pratica as aulas por gostar delas. Considerações Finais: De acordo com os resultados apresentados pelo presente estudo, observa-se que os alunos sentem-se motivados para a prática das aulas de educação física e também consideram importante a prática em prol de sua saúde e desenvolvimento de sua musculatura.
Introduction: Motivation plays a key role in students’ lives, It'd be for the classes of physical education be more attractive until to have more participation from the students, and this can interfere with the will to participate of the students. Objective: To investigate the reasons for the students motivation for physical education classes. Material and Methods: This research deals is a cross-sectional study of exploratory and unique collection, was approved by the Research Ethics Committee of the Centro Universitário of Brasilia, following national ethical guidelines, the resolution 466/12 CMS/MS, CAAE: 60240616.4.0000.0023 e final parecer 1.779.872. The study included 46 students of both sexes, attending the 2nd year of high school in a public school, with an average age of 16 to 17 years. The instrument used to collect data from this study was a questionnaire applied after the signatures and delivery of TFCC (term of free consentiment and clarification) (annex b) by students. An adapted questionnaire of Gaya and Cardoso (1998) in a single collection, containing 15 closed and no alternatives limit questions was applied (Annex A). For data frequency analysis, it was used the Microsoft Office Excel program version 2013. Results: The present study showed that about 65% of students consider very important the practice of physical education classes in view of the development and health, about 20% consider competition as an important factor, 50% search a good physical aspect, 47.8% looking to have fun with the classes, 35.2% values to meet friends and about 50% practical classes for liking the subject. Conclusions: According to the results presented in this study, it was observed that students feel motivated to practice classes of physical education, and most students like to practice lessons and also consider it important to practice looking for their health and development of their muscles.
Keywords: Motivação
Educação física escolar
Desmotivação
Demotivation
School physical education
Motivation
Citation: SOUSA, Gabriel Lucas Avelino de. Motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física escolar. 2016. 28 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10787
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21484091.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.