Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10794
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorBarbosa, Fernanda Alvarenga-
dc.date.accessioned2017-05-25T19:56:10Z-
dc.date.available2017-05-25T19:56:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOSA, Fernanda Alvarenga. Comparação da eficiência de diferentes tipos de feedback extrínseco: verbal e visual/verbal. 2016. 23 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10794-
dc.description.abstractIntrodução: As aulas de Educação Física são essenciais para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades motoras, sendo o feedback a melhor forma do indivíduo obter a resposta de seu aprendizado. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo comparar a eficiência do feedback verbal e do feedback visual junto com o verbal, na aprendizagem de uma habilidade motora em escolares. Material e Método: A amostra desse estudo foi constituída por 24 indivíduos com idade média de 12,9 anos de ambos os sexos, do Ensino Fundamental II, de uma escola particular de Brasília. A habilidade testada, foi o saque por cima do voleibol, com o objetivo de acertar o lado oposto da quadra. Tratou-se de uma pesquisa longitudinal mista de caráter exploratório. Resultado: Observou-se que os alunos que obtiveram feedback visual junto com o verbal, apresentaram uma diferença significativa quanto a aprendizagem da habilidade, quando comparados com os alunos que receberam apenas o feedback verbal. Considerações finais: Por meio desse estudo, percebeuse que o feedback visual do próprio indivíduo, junto com o feedback verbal orientado pelo professor, proporciona maior eficácia na aprendizagem da habilidade motora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-12T17:31:51Z No. of bitstreams: 1 21373442.pdf: 1242309 bytes, checksum: 5ad9e0c443358dfbb260b3d5300ed21b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T19:56:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21373442.pdf: 1242309 bytes, checksum: 5ad9e0c443358dfbb260b3d5300ed21b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-25T19:56:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21373442.pdf: 1242309 bytes, checksum: 5ad9e0c443358dfbb260b3d5300ed21b (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectApredizagem motorapt_BR
dc.subjectFeedback intrínsecopt_BR
dc.subjectFeedback intrínsecopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectMotor lerningpt_BR
dc.subjectExtrinsic feedbackpt_BR
dc.subjectIntrinsic feedbackpt_BR
dc.subjectIntrinsic feedbackpt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.titleComparação da eficiência de diferentes tipos de feedback extrínseco: verbal e visual/verbalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasIntroduction: The physical education classes are essential for learning and development of motor skills, and feedback is the best way the individual gets their learning response. Objective: This study goal is to compare the efficiency of motor skills learning in students using verbal feedback or coupled visual-verbal feedback. Material and Methods: The sample of this study consisted of 24 subjects with a mean age of 12.9 years, of both sexes, in elementary school, in a private school in Brasilia. The ability carried out, was the serve over volleyball, in order to hit the opposite side of the court. This was a cross-sectional study of exploratory. Results: It was observed that students who obtained visual feedback along with verbal one, showed a significant positive difference in learning ability compared to students who received only verbal feedback. Conclusions: Through this study, it was noticed that the visual feedback of the individual, along with verbal feedback guided by the teacher, provides greater efficiency in learning motor skills.pt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21373442.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools