Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10801
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Macedo, Elissandra Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-25T20:27:21Z | - |
dc.date.available | 2017-05-25T20:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Elissandra Nascimento de. A motivação dos alunos para prática das aulas de educação física no ensino médio. 2016. 29 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10801 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Atualmente,os adolescentes estão considerando a Educação Física Escolar como uma disciplina obrigatória, não vem tendo prazer nas aulas, muito menos praticam alguma aitividade física fora da escola. Objetivo: O objetivo desse estudo foi descrever e analisar a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos do ensino médio para a prática das aulas de educação física. Material e Métodos: Foi aplicado um questionário elaborado por Kobal (1996), este validado no Brasil, composto por 3 questões sobre a motivação intrínseca e 3 questões sobre a motivação extrínseca, totalizando 32 itens que foi respondido pelos alunos. Resultados Observou-se que para a questão de motivação intrínseca “Eu gosto das aulas de educação física quando:” 44,44% dos alunos do sexo masculino e 55,55% do sexo feminino responderam “concordo” para a afirmação: “Aprendo uma nova modalidade”, 41,66% dos meninos e 57,89% das meninas responderam “Concordo” para a afirmação: “Compreendo os benefícios das atividades propostas”, 2,77% e 5,26% responderam “Discordo Muito” para a afirmação: “Movimento o meu corpo”, respectivamente. Considerações Finais: Diante do exposto, pode-se concluir que os alunos estavam motivados nas aulas de educação física, sendo que o sexo masculino demonstrou estar mais motivado do que o sexo feminino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-15T15:22:50Z No. of bitstreams: 1 21406793.pdf: 2325707 bytes, checksum: 8df04d2a82ea456ee42e75bbb5c1c5f9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-25T20:27:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21406793.pdf: 2325707 bytes, checksum: 8df04d2a82ea456ee42e75bbb5c1c5f9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-25T20:27:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21406793.pdf: 2325707 bytes, checksum: 8df04d2a82ea456ee42e75bbb5c1c5f9 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | A motivação dos alunos para prática das aulas de educação física no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.description.notas | Introduction: At present, adolescents are considering School Physical Education as a compulsory subject, not having the pleasure in class, let alone practicing some physical practice for the school. Objective: The objective of the study was to describe and analyze an intrinsic and extrinsic motivation of high school students to practice physical education classes. Material and Methods: A questionnaire was elaborated by Kobal (1996), which was validated in Brazil, composed of 3 questions about intrinsic motivation and 3 questions about extrinsic motivation, totalizing 32 items that were answered by the students. Results It was observed that for a matter of intrinsic motivation, "I like physical education classes when:" 44.44% of male students and 55.55% of female students answered "I agree" to a statement: "I learn one 41.66% of the boys and 57.89% of the girls answered "I agree" to a statement: 2.77% and 5.26% respond "I strongly disagree" to the Affirmation: "I move my body", Respectively. Final Considerations: In light of the above, it can be concluded that the students are motivated for the female sex. | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21406793.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools