Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10801
metadata.dc.type: TCC
Title: A motivação dos alunos para prática das aulas de educação física no ensino médio
Authors: Macedo, Elissandra Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: Atualmente,os adolescentes estão considerando a Educação Física Escolar como uma disciplina obrigatória, não vem tendo prazer nas aulas, muito menos praticam alguma aitividade física fora da escola. Objetivo: O objetivo desse estudo foi descrever e analisar a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos do ensino médio para a prática das aulas de educação física. Material e Métodos: Foi aplicado um questionário elaborado por Kobal (1996), este validado no Brasil, composto por 3 questões sobre a motivação intrínseca e 3 questões sobre a motivação extrínseca, totalizando 32 itens que foi respondido pelos alunos. Resultados Observou-se que para a questão de motivação intrínseca “Eu gosto das aulas de educação física quando:” 44,44% dos alunos do sexo masculino e 55,55% do sexo feminino responderam “concordo” para a afirmação: “Aprendo uma nova modalidade”, 41,66% dos meninos e 57,89% das meninas responderam “Concordo” para a afirmação: “Compreendo os benefícios das atividades propostas”, 2,77% e 5,26% responderam “Discordo Muito” para a afirmação: “Movimento o meu corpo”, respectivamente. Considerações Finais: Diante do exposto, pode-se concluir que os alunos estavam motivados nas aulas de educação física, sendo que o sexo masculino demonstrou estar mais motivado do que o sexo feminino.
Keywords: Educação física
Motivação
Ensino médio
Physical education
Motivation
High school
Citation: MACEDO, Elissandra Nascimento de. A motivação dos alunos para prática das aulas de educação física no ensino médio. 2016. 29 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10801
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21406793.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.