Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10814
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A violência na escola |
Authors: | Machado, Eliazar dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha |
Abstract: | Introdução: O judô não é só um canalizador de adestramento tático e técnico, mas
também, para o uso de discussões, reflexões filosóficas de forma contemporânea no
contexto social. A expressão inglesa bullying, derivado do termo Bull que tem
significado como touro literalmente, que é utilizada para caracterizar o valentão. O
bullying é mundialmente conhecido, porém foi na Noruega, que este tipo de violência
tornou-se notório. Objetivo: Sendo assim, o estudo servirá para verificar a
ocorrência da violência no contexto escolar e produzir informações que possibilitem
o combate ao bullying através da ótica filosófica do ensino do Judô nas aulas de
Educação Física. Materiais e métodos: O presente estudo, de caráter transversal
com amostra quantitativa, onde foi aplicado questionário para verificar os
conhecimentos a cerca do bullying escolar para produzir informações eu viabilizem o
combate à violência de qualquer natureza. Foi utilizado neste estudo, um grupo
contendo 49 estudantes, do ensino fundamental e médio, do gênero masculino (28)
e feminino (21), com média de idade de 16,1 anos (DP. ± 1,3 anos), e o outro do
gênero feminino, com média de idade de 15,9 anos (DP. ± 1,0 anos) de um colégio
particular localizado em Brasília- DF. Discussão: Os níveis mais altos registrados no
Brasil indica o Centro-oeste com maior caso de bullying em percentuais de 14%
acima da região sudeste inclusive de 12%. Os modelos educativos podem contribuir
para o crescimento do bullying, pautado em concepções pedagógicas exclusivistas,
excludentes e individualistas, na ausência de limites, de valores de regras de
convívio em sociedade alheias a punição e ao castigo, intimidam e não sabem
resolver conflitos sem violência. Resultados: Os principais achados da presente
pesquisa foi que, 70% dos meninos disseram ter praticado o bullying em relação
55% das meninas que disseram já ter praticado bullying. Foi verificado que 70% dos
meninos relataram ter sofrido bullying e as meninas pesquisadas 55% responderam
ter sofrido este tipo de violência. Considerações finais: Bullying no Brasil é pouco
estudado principalmente no ambiente escolar, há muitas referências ao fenômeno
“violência na escola”, porém pouca praticidade. O praticante de judô dispõe de
diversos benefícios e com o aumento de substância cinzenta, têm-se ganhos nos
níveis na capacidade de manter o foco e no planejamento, mas também ultrapassam
as barreiras do utópico filosófico da criação da arte suave, com isso o incremento da
prática diária do Judô tradicional que engloba a disciplina, respeito e a hierarquia
devem ser implantados no contexto escolar. Introduction: Judo is not only a plumber of tactical and technical training, but must be for the use of discussions, philosophical reflections in a contemporary way in the social context. The English expression bullying, derived from the term Bull which has meant literally as bull, which is used to characterize the bully. Bullying is globally known, but it was in Norway that this type of violence became notorious. Objective: In this way, the study will serve to verify the occurrence of violence in the school context and produce information that will enable the fight against bullying through the philosophical view of teaching Judo in Physical Education classes. Materials and methods: This cross-sectional study with a quantitative sample, where a questionnaire was applied to verify the knowledge about school bullying to produce information, makes it possible to combat violence of any kind. A group of 49 students from primary and secondary education, male (28) and female (21), with a mean age of 16.1 years (SD ± 1.3 years), were used in this study. Another female, with a mean age of 15.9 years (SD ± 1.0 years) from a private school located in Brasília, DF. Discussion: The highest levels recorded in Brazil indicate the Midwest with the highest case of bullying in percentages of 14% above the Southeast region, including 12%. Educational models can contribute to the growth of bullying, based on exclusivist, exclusive and individualistic pedagogical conceptions, in the absence of limits, values of rules of society in society outside punishment and punishment, intimidate and do not know how to resolve conflicts without violence. Results: The main findings of this research were that 70% of the boys said they had practiced bullying in relation to 55% of the girls who said they had already practiced bullying. It was verified that 70% of the boys reported having suffered and the girls surveyed 55%. Final considerations: bullying in Brazil is little studied mainly in the school environment; there are many references to the phenomenon "violence in school", but little practicality. The judo practitioner has many benefits, including not only concentration levels of gray matter that increase levels of concentration and planning, but also make up a lot of the barriers of the philosophical utopian creation of soft art, with the Practice of traditional Judo that encompasses discipline, respect and hierarchy must be implemented in the school context. |
Keywords: | Judô Violência Educação física Judô Rampage Physical education |
Citation: | MACHADO, Eliazar dos Santos. A violência na escola. 2016. 35 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10814 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21440185.pdf | 3.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.