Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10818
metadata.dc.type: TCC
Title: Quando o terreiro vai à escola: possibilidade de incorporação das epistemologias africanas e afro-brasileira na educação física escolar
Authors: Ferreira, Tiago Alves
metadata.dc.identifier.orientador: Almeida, Arthur José Medeiros de
Abstract: Introdução: Este trabalho se dispõe a apresentar argumentos relacionados à estruturação e formação da prática da educação física escolar no Brasil e o quanto esta prática escolar chancela ou não os aspectos de diversidade cultural e étnicoracial, bem como o direito de igualdade e a valorização de uma identidade negra positiva em meio aos aspectos culturais plurais de nossa nação. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo analisar como as culturas afro-brasileiras e africanas são ou não contempladas pela educação física escolar em sua história e na contemporaneidade, bem como facilitar o processo de aplicabilidade da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afrobrasileira no currículo escolar. Material e Métodos: Esta pesquisa de caráter exploratório foi realizada a partir de análise bibliográfica de artigos acadêmicos e trabalhos de conclusão de curso acessados no banco de dados do Google Acadêmico, publicados do ano de 2006 a 2014. Utilizou-se também livros publicados de 2004 a 2010, como também Anais de eventos científicos publicado em 2014. Revisão da Literatura: No decorrer de sua história a educação física escolar foi utilizada politicamente como instrumento de uniformização e controle dos corpos e da ação dos sujeitos, interferindo contundentemente na concepção de identidade e no desenvolvimento social dos coletivos. Os parâmetros utilizados para o que se referia à saúde do corpo, seu desenvolvimento e suas capacidades, eram baseados em teorias eugênicas europeias invalidando assim a relação cultural dos povos negros e indígenas com o corpo, o movimento e seu desenvolvimento motor e social. Como consequência percebe-se a desvalorização e desconsideração dos aspectos de saúde e corporeidade vivenciados nas culturas dos povos afrobrasileiros e os de comunidades de terreiro. Em janeiro de 2003 foi sancionada a lei 10.639 que altera a LDB – lei 9394/96 - tornando obrigatório o ensino sobre história e cultura africana e afro-brasileira provocando alguns avanços na educação numa perspectiva educacional anti-racista, para que a diversidade cultural brasileira seja contemplada e para valorização das culturas e identidades negras. Propondo-se ao cumprimento dessas novas diretrizes curriculares, este estudo se ampara nas capacidades de uma educação afrocentrada que vislumbre as práticas corporais e as cosmologias africanas e afrodescendentes como parte integrante de um currículo a ser aplicado nas práticas de educação física escolar.Considerações Finais: Aos educadores é importante salientar a responsabilidade social formadora de cidadania pela defesa dos direitos de igualdade de todos os povos, tendo em vista a pluralidade cultural e étnico-racial no ambiente escolar. Este trabalho visa facilitar este processo e elucidar quanto a esta responsabilidade.
Keywords: Afrocentricidade
Corporeidade
Cultura afro-brasileira
Educação física escolar
Eugenia
Afrocentricity
Corporeity
Afro-Brazilian culture
School physical education
Eugenics
Citation: FERREIRA, Tiago Alves. Quando o terreiro vai à escola: possibilidade de incorporação das epistemologias Africanas e Afro-Brasileira na educação física escolar. 2016. 31 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10818
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450649.pdf572.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.