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dc.contributor.authorReis, Jhonatan Gabriel Amaro Araújo dos-
dc.date.accessioned2017-05-26T16:24:31Z-
dc.date.available2017-05-26T16:24:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationREIS, Jhonatan Gabriel Amaro Araújo dos. Níveis de aptidão física em diferentes modalidades nas aulas de educação física do ensino médio. 2016. 28 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10823-
dc.description.abstractIntrodução: As aulas de educação física tem um papel fundamental no desenvolvimento do individuo, além disso, tem como uma de suas finalidades trabalhar a aptidão física para que isso seja levado para a vida. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar os níveis de aptidão física, em escolares de 14 a 18 anos, que praticam diferentes modalidades nas aulas de educação física do ensino médio. Materiais e Métodos: A amostra desse estudo foi constituída por 40 indivíduos do sexo masculino, com idade entre 14 e 18 anos, do ensino médio, de uma escola pública de Santa Maria, cidade satélite do DF. A aptidão física foi analisada através dos testes de agilidade, shuttlerun; potência de membros inferiores, salto horizontal, salto vertical e teste de velocidade, tiro de 20 metros. Resultados: Após a aplicação da bateria de testes, foi observado diferenças estaticamente significativas entre os dois grupos na avaliação de potência de membros inferiores, salto horizontal (p=0,03) e para o teste de agilidade (p=0,01). Nos demais testes as diferenças não foram significativas. Considerações finais: Pode se considerar que os níveis de aptidão física para os dois grupos são considerados satisfatórios e normais. Concluise que são necessários mais estudos para analisar as capacidades físicas dentro da educação física escolar, porque essas capacidades são importantes na vida do indivíduo, até mesmo no envelhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-15T18:38:50Z No. of bitstreams: 1 21456764.pdf: 1666971 bytes, checksum: c497ccea4c7c70b70d3e68efc16e62d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-26T16:24:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21456764.pdf: 1666971 bytes, checksum: c497ccea4c7c70b70d3e68efc16e62d1 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectBasquetebolpt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectPhysical school educationpt_BR
dc.subjectPhysical aptitudept_BR
dc.subjectBasketballpt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.titleNíveis de aptidão física em diferentes modalidades nas aulas de educação física do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
dc.description.notasIntroduction: The physical education plays a key role in the development of the individual, in addition, has as one of its goals to work physical fitness for this to be taken for life. Objective: The objective of this study was to determine the levels of physical fitness in students from 14 to 18, who practice different sports in physical education classes in high school. Materials and Methods: The sample of this study consisted of 40 males, aged 14 and 18, high school, a public school in Santa Maria, satellite city of DF. Physical fitness was assessed through agility tests, shuttlerun; lower limb strength, standing long jump, vertical jump and speed test, 20-meter shot. Results: After application of the test battery was statically significant differences observed between the groups in the strength assessment of the lower limbs, horizontal jump (p = 0.03) and the speed test (p = 0.01). In other tests the differences were not significant. Conclusions: : It can be considered that the physical fitness levels for the two groups are considered satisfactory and normal. It is concluded that more studies are needed to analyze the physical capabilities within the school physical education, because these skills are important in the life of the individual, even in aging.pt_BR
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