Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10823
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Níveis de aptidão física em diferentes modalidades nas aulas de educação física do ensino médio |
Authors: | Reis, Jhonatan Gabriel Amaro Araújo dos |
metadata.dc.identifier.orientador: | Dantas, Renata Aparecida Elias |
Abstract: | Introdução: As aulas de educação física tem um papel fundamental no desenvolvimento do individuo, além disso, tem como uma de suas finalidades trabalhar a aptidão física para que isso seja levado para a vida. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar os níveis de aptidão física, em escolares de 14 a 18 anos, que praticam diferentes modalidades nas aulas de educação física do ensino médio. Materiais e Métodos: A amostra desse estudo foi constituída por 40 indivíduos do sexo masculino, com idade entre 14 e 18 anos, do ensino médio, de uma escola pública de Santa Maria, cidade satélite do DF. A aptidão física foi analisada através dos testes de agilidade, shuttlerun; potência de membros inferiores, salto horizontal, salto vertical e teste de velocidade, tiro de 20 metros. Resultados: Após a aplicação da bateria de testes, foi observado diferenças estaticamente significativas entre os dois grupos na avaliação de potência de membros inferiores, salto horizontal (p=0,03) e para o teste de agilidade (p=0,01). Nos demais testes as diferenças não foram significativas. Considerações finais: Pode se considerar que os níveis de aptidão física para os dois grupos são considerados satisfatórios e normais. Concluise que são necessários mais estudos para analisar as capacidades físicas dentro da educação física escolar, porque essas capacidades são importantes na vida do indivíduo, até mesmo no envelhecimento. |
Keywords: | Ensino médio Educação física escolar Aptidão física Basquetebol Futsal High school Physical school education Physical aptitude Basketball Futsal |
Citation: | REIS, Jhonatan Gabriel Amaro Araújo dos. Níveis de aptidão física em diferentes modalidades nas aulas de educação física do ensino médio. 2016. 28 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10823 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21456764.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.