Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10829
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Celeida B. Garcia Cintra | - |
dc.contributor.author | Vieira, Alexandre Augusto Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T16:53:24Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T16:53:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Alexandre Augusto Mendes. A importância da educação física no desenvolvimento psicomotor no ensino fundamental. 2016. 34 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10829 | - |
dc.description.abstract | Introdução: As aulas de Educação Física fazem parte do dia a dia dos alunos, no contexto escolar. Além de todos os benefícios que a prática esportiva traz para a saúde física e mental, pode promover habilidades sociais, psicológicas, cognitivas e motoras. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da Educação Física no desenvolvimento psicomotor, integral e harmonioso dos alunos, no Ensino Fundamental. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo transversal de caráter exploratório e coleta única, foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário de Brasília, seguindo as diretrizes éticas nacionais, da resolução 466/12 CMS/MS, o número do CAAE: 59692016.0.0000.0023 e Parecer: 1.762.770. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário relacionado à importância das aulas de educação física quanto ao desenvolvimento psicomotor, na percepção do aluno, o qual consiste em 6 perguntas, fechadas e abertas. Participaram 41 alunos de ambos os sexos, cursando a segunda fase do Ensino Fundamental de uma escola pública da Secretaria de Educação, de Sobradinho, Distrito Federal, Brasil. Resultados: O presente estudo constatou que 98,00% dos alunos gostam das aulas de Educação Física, cerca de 94,00% responderam que consideram a Educação Física importante para sua formação, apresentou que os alunos concordam que em sua escola as aulas de Educação Física têm contribuído para seu desenvolvimento motor (98,00%), observou que Vôlei (24,00%) e Futsal (29,00%) são os esportes que os alunos julgam ter melhor desempenho motor e apresentou que os alunos concordam que as práticas das aulas de Educação Física voltadas para seu desenvolvimento psicomotor ajudam a melhorar sua saúde e bem-estar (98,00%). Considerações Finais: Verificando os resultados apresentados pelo estudo, observou-se que os alunos gostam das aulas de Educação Física. Observa-se também que os alunos estão cientes da importância que a Educação Física tem em seu desenvolvimento motor, cognitivo, social e psicológico. Foi constatada uma grande necessidade de estudos mais aprofundados em relação à importância da Educação Física no desenvolvimento psicomotor dos alunos, levando em consideração que o desenvolvimento psicomotor, harmonioso e integral do aluno devem ser sempre o foco principal. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: The physical education classes are part of the daily lives of students in the school context. In addition to all the benefits that sports activities for people's physical and mental health, can promote social, psychological, cognitive and motor skills. Objective: The objective of this research was to analyze the importance of physical education psychomotor development, integral and harmonious students in elementary school. Material and Methods: This is a cross-sectional field research exploratory and unique collection, was approved by the Research Ethics Committee of the University Center of Brasilia, following the national ethical guidelines of Resolution 466/12 CMS / MS, the number of CAAE: 59692016.0.0000.0023 and Opinion: 1762770. Data collection was conducted through a questionnaire related to the importance of physical education classes as the psychomotor development, the perception of students, which consists of 6 questions, closed and open. Participated 41 students of both sexes, attending the second stage of primary education in a public school of the Department of Education, Sobradinho, Distrito Federal, Brazil. Results: This study found that 98.00% of students like the physical education classes, about 94.00% said they consider physical education important for their training, showed that students agree that at his school the Physical Education classes have contributed to motor development (98.00%), noted that Volleyball (24,00%) and Futsal (29,00%) are the sports that students believe they are better engine performance and showed that students agree that the practices of Physical Education classes geared to their psychomotor development help to improve your health and well-being (98.00%). Conclusions: Checking the results presented by the following study, it was observed that students like the physical education classes. It is also observed that students are aware of the importance that physical education has in his motor development, cognitive, social and psychological. a great need for further studies was found on the importance of physical education psychomotor development of students, taking into account that the psychomotor development, harmonious and full student should always be the main focus. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-16T17:00:52Z No. of bitstreams: 1 21464085.pdf: 2330433 bytes, checksum: 1a70ab7cb2310c83a26c58790bf4f17c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-26T16:53:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21464085.pdf: 2330433 bytes, checksum: 1a70ab7cb2310c83a26c58790bf4f17c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-05-26T16:53:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21464085.pdf: 2330433 bytes, checksum: 1a70ab7cb2310c83a26c58790bf4f17c (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Importância da educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento psicomotor | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Importance of physical education | pt_BR |
dc.subject | Physicomot development | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.title | A importância da educação física no desenvolvimento psicomotor no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21464085.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.