Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10836
metadata.dc.type: Monografia
Title: Inclusão, motivação e socialização: informações básicas para as aulas de educação física
Authors: Sousa, Rodrigo de Oliveira
Abstract: Introdução: A socialização é um processo dinâmico e uma ferramenta de formação da personalidade e por sua vez o indivíduo também passa a ser ferramenta de manutenção e transformação desse contexto, pois quem é o socializado é também um ser que socializa. Objetivo: Propor uma reflexão acerca da importância da tríade, inclusão, motivação e socialização para as aulas educação física. Material e Métodos: Este estudo é uma revisão bibliográfica composta de leitura exploratória, seletiva, método analítico e leitura interpretativa. Revisão da Literatura: A educação física tem como objetivo socializar o aluno no ensino regular, os PCN’s consideram essa disciplina essencial para socialização dos alunos através de jogos e brincadeiras lúdicas que ajudam na interação dos mesmos. Considerações Finais: Essa pesquisa mostrou que a falta de uma formação continuada dos professores e a escassez de recursos nas escolas para a efetiva socialização desses alunos dificulta o processo e a pouca interação no ambiente escolar se torna difícil isso acontecer, sendo um caso para se refletir sobre a importância dessa prática na vida social desses alunos, pois as aulas de educação física são de extrema necessidade e importância.
Introduction: Socialization is a dynamic process and a tool of personality formation and in turn the guy also happens to be maintenance and transformation tool that context, because who is the socialized is also a being that socializes. Objective: Propose a reflection about the importance of inclusion, motivation and socialization for school physical education. Methods: This study is a literature review composed of exploratory reading, selective, analytical and interpretive reading method. Results: Physical education aims to socialize the student in regular education, the NCP's consider this discipline is essential to socialization of students through games and playful banter that help in the interaction. Conclusions: This research showed that the lack of a continuous formation of teachers and the shortage of resources in schools for effective socialization of these students makes the process and little interaction in the school environment becomes difficult that happens, being a case to reflect on the importance of this practice in the social life of these students, because the physical education classes are of extreme necessity and importance.
Keywords: Educação física
Socialização
Inclusão
Physical education
Socialization
Inclusion
Citation: SOUSA, Rodrigo de Oliveira. Inclusão, motivação e socialização: informações básicas para as aulas de educação física. 2016. 30 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10836
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21464679.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.