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dc.contributor.authorCosta Junior, Vanderlei Brito da Costa-
dc.date.accessioned2017-05-26T17:14:04Z-
dc.date.available2017-05-26T17:14:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA JUNIOR, Vanderlei Brito da. Efeitos da frequência de feedback extrínseco na aprendizagem do fundamento bandeja no basquetebol em escolares do ensino fundamental. 2016. 25 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10837-
dc.description.abstractIntrodução: Utilizar o feedback é usar a resposta das tentativas anteriores, podendo ser extrínseco ou intrínseco. O feedback intrínseco é fornecido pelo próprio corpo e seus órgãos sensoriais em resposta ao movimento realizado. O feedback extrínseco é fornecido por uma fonte externa, ou seja, por um professor, instrutor, vídeos ou scores Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar qual frequência de feedback é mais eficiente na aprendizagem de um fundamento do basquetebol. Material e Métodos: A amostra foi composta por 20 alunos do sexo masculino do 6º ano do ensino fundamental. O fundamento escolhido para ser executado foi bandeja. Foram divididos dois grupos, G1 e G2. O G1 recebeu frequência de feedback após 3 tentativas de execução, já o G2 recebeu a cada 5 tentativas de execução. Resultados: o grupo 1(F3) teve uma média de erros de 3,6±0,54 com a moda de 3, o mínimo de 2,42 e o máximo de 4,73. Já o grupo 2(F5), obteve uma média de erros de 3,9±0,37 com a moda de 4, o mínimo de 3,10 e o máximo de 4,70. Os resultados mostraram que foi encontrada uma diferença significativa entre os grupos(p=0,001)..Considerações Finais: Conclui-se que a menor frequência de feedback é mais eficiente na aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-05-17T15:22:16Z No. of bitstreams: 1 21464773.pdf: 1348717 bytes, checksum: 9f0dbe7b31bf2a82cf6454e58fcfae43 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T17:14:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21464773.pdf: 1348717 bytes, checksum: 9f0dbe7b31bf2a82cf6454e58fcfae43 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBasquetebolpt_BR
dc.subjectFeedback intrínsecopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBasketballpt_BR
dc.subjectExtrinsic feedbackpt_BR
dc.titleEfeitos da frequência de feedback extrínseco na aprendizagem do fundamento bandeja no basquetebol em escolares do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorDantas, Renata Aparecida Eliaspt_BR
dc.description.notasIntroduction: Using feedback is to use the response of previous attempts, and may be extrinsic or intrinsic. The intrinsic feedback is provided by the body itself and its sensory organs in response to the movement performed. Extrinsic feedback is provided by an external source, or by a teacher, instructor, videos or scores. Objective: The objective of the present study was to analyze which frequency of feedback is most efficient in learning a basketball foundation. Material and Methods: The sample consisted of 20 male students from the 6th year of elementary school. The foundation chosen to run is the tray. Two groups, G1 and G2, were divided. The G1 received feedback frequency after 3 attempts of execution, already the G2 received every 5 attempts of execution. Results: Group 1 (F3) had a mean error of 3.6 ± 0.54 with the fashion of 3, the minimum of 2.42 and the maximum of 4.73. On the other hand, group 2 (F5) obtained a mean error of 3.9 ± 0.37 with a fashion of 4, a minimum of 3.10 and a maximum of 4.70. The results showed that a significant difference was found between the groups (p = 0.001). Conclusions: We conclude that the lower frequency of feedback is more efficient in learning.pt_BR
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