Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10837
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Efeitos da frequência de feedback extrínseco na aprendizagem do fundamento bandeja no basquetebol em escolares do ensino fundamental |
Authors: | Costa Junior, Vanderlei Brito da Costa |
metadata.dc.identifier.orientador: | Dantas, Renata Aparecida Elias |
Abstract: | Introdução: Utilizar o feedback é usar a resposta das tentativas anteriores, podendo ser extrínseco ou intrínseco. O feedback intrínseco é fornecido pelo próprio corpo e seus órgãos sensoriais em resposta ao movimento realizado. O feedback extrínseco é fornecido por uma fonte externa, ou seja, por um professor, instrutor, vídeos ou scores Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar qual frequência de feedback é mais eficiente na aprendizagem de um fundamento do basquetebol. Material e Métodos: A amostra foi composta por 20 alunos do sexo masculino do 6º ano do ensino fundamental. O fundamento escolhido para ser executado foi bandeja. Foram divididos dois grupos, G1 e G2. O G1 recebeu frequência de feedback após 3 tentativas de execução, já o G2 recebeu a cada 5 tentativas de execução. Resultados: o grupo 1(F3) teve uma média de erros de 3,6±0,54 com a moda de 3, o mínimo de 2,42 e o máximo de 4,73. Já o grupo 2(F5), obteve uma média de erros de 3,9±0,37 com a moda de 4, o mínimo de 3,10 e o máximo de 4,70. Os resultados mostraram que foi encontrada uma diferença significativa entre os grupos(p=0,001)..Considerações Finais: Conclui-se que a menor frequência de feedback é mais eficiente na aprendizagem. |
Keywords: | Aprendizagem Basquetebol Feedback intrínseco Learning Basketball Extrinsic feedback |
Citation: | COSTA JUNIOR, Vanderlei Brito da. Efeitos da frequência de feedback extrínseco na aprendizagem do fundamento bandeja no basquetebol em escolares do ensino fundamental. 2016. 25 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10837 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21464773.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools