Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10850
metadata.dc.type: TCC
Title: O desempenho econômico e a competitividade dos PIIGS: do período de convergência do Euro ao pós crise financeira internacional
Authors: Bernabé, Beatriz Sartori
metadata.dc.contributor.advisor: Valle, Marcelo Gonçalves do
Abstract: A integração, política e econômica, é uma realidade do sistema internacional, que ganhou relevância após as guerras mundiais, sendo um dos fatores que contribuem para a interdependência dos países no mundo globalizado. A integração mais desenvolvida da atualidade é a União Europeia (UE), que surgiu com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, propondo o livre comércio, para a manutenção da paz e para a reconstrução econômica dos países europeus. Hoje, essa instituição possui também um mercado e uma moeda comuns, além de se caracterizar, também, por uma integração política, e não apenas econômica. Entretanto, no mundo contemporâneo fortemente interdependente, crises econômicas e financeiras se espalham rapidamente, gerando grandes consequências aos países mais vulneráveis, podendo assim, colocar em xeque a estabilidade econômica e política global. No âmbito da integração, esses impactos são ainda mais acentuados, uma vez que, a partir dessa, os países se tornam ainda mais interdependentes e os spillovers se tornam mais claros. Desse modo, tem-se que a crise financeira de 2008 impactou fortemente alguns países-membros da UE, nomeadamente, Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, e isso resultou em instabilidade dentro do bloco e em questionamentos sobre o futuro da instituição. Assim, percebeu-se que para a sobrevivência da UE a longo prazo, reformas são essenciais, a começar pelo incremento do diálogo entre as políticas fiscais domésticas e a política monetária comum, para que se diminua a vulnerabilidade de seus membros a novas crises econômicas.
Keywords: União Europeia
Integração
Euro
PIIGS
Crise financeira
Desempenho
Econômico
Competitividade
European Union
Integration
Euro
PIIGS
Financial crisis
Economic performance
Competitiveness
Citation: BERNABÉ, Beatriz Sartori. O desempenho econômico e a competitividade dos PIIGS: do período de convergência do Euro ao pós crise financeira internacional. 2016. 89 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10850
Issue Date: 2016
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
41550126.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.