Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10871
metadata.dc.type: TCC
Title: O perfil da gestão dos centros universitários: a relação do planejamento estratégico com o plano de desenvolvimento institucional
Authors: Chamon, Ana Claudia Mallab Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Schneider, Ciomara
Abstract: Este trabalho teve como enfoque primordial demonstrar a relação e as diferenças entre o planejamento estratégico e o plano de desenvolvimento institucional das instituições de ensino superior, verificando se esses instrumentos estão sendo utilizados como ferramenta de gestão sendo norteadores do processo de tomada de decisão dos centros universitários privados do país visando a melhoria do ensino e da administração institucional. A ênfase do trabalho foi consubstanciada na análise bibliográfica e aplicação de questionário aos centros universitários filiados à Associação Nacional dos Centros Universitários - ANACEU. Foi observado durante a pesquisa que o plano de desenvolvimento institucional é uma ferramenta que, apesar de obrigatória, quando integrada ao planejamento estratégico auxilia a gestão das instituições de ensino superior.
Keywords: Gestão educacional
Instituição de ensino superior
Planejamento estratégico
Plano de desenvolvimento institucional
Citation: CHAMON, Ana Claudia Mallab Lopes. O perfil da gestão dos centros universitários: a relação do planejamento estratégico com o plano de desenvolvimento institucional. 2005. 135 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Docência Universitária, Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10871
Issue Date: 2005
Appears in Collections:EDU - Pós-graduação em Docência no ensino superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50000833.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.