Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10871
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O perfil da gestão dos centros universitários: a relação do planejamento estratégico com o plano de desenvolvimento institucional |
Authors: | Chamon, Ana Claudia Mallab Lopes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Schneider, Ciomara |
Abstract: | Este trabalho teve como enfoque primordial demonstrar a relação e as diferenças entre o planejamento estratégico e o plano de desenvolvimento institucional das instituições de ensino superior, verificando se esses instrumentos estão sendo utilizados como ferramenta de gestão sendo norteadores do processo de tomada de decisão dos centros universitários privados do país visando a melhoria do ensino e da administração institucional. A ênfase do trabalho foi consubstanciada na análise bibliográfica e aplicação de questionário aos centros universitários filiados à Associação Nacional dos Centros Universitários - ANACEU. Foi observado durante a pesquisa que o plano de desenvolvimento institucional é uma ferramenta que, apesar de obrigatória, quando integrada ao planejamento estratégico auxilia a gestão das instituições de ensino superior. |
Keywords: | Gestão educacional Instituição de ensino superior Planejamento estratégico Plano de desenvolvimento institucional |
Citation: | CHAMON, Ana Claudia Mallab Lopes. O perfil da gestão dos centros universitários: a relação do planejamento estratégico com o plano de desenvolvimento institucional. 2005. 135 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Docência Universitária, Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10871 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | EDU - Pós-graduação em Docência no ensino superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
50000833.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.