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dc.contributor.advisorRaposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli-
dc.contributor.authorVieira, Katya Valéria Thieme Barros-
dc.date.accessioned2017-05-26T20:19:22Z-
dc.date.available2017-05-26T20:19:22Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationVIEIRA, Katya Valéria Thieme Barros. Interdisciplinaridade e inovação: com enfase para o curso de direito. 2005. 60 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Docência Universitária, Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10875-
dc.description.abstractA análise da importância da interdisciplinaridade no curso de Direito, objetivo central do trabalho, é categoria indispensável para se repensar o processo de educação na sociedade atual, tendo em sua natureza o desejo de promover a transformação por meio da realização de projetos de intervenção, que permitam vislumbrar objetivos, cenários e estratégias com maior objetividade. A sua abordagem engloba os saberes de um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo eixo de investigação ou exposição. Já os projetos de trabalho são a mola mestra do fazer interdisciplinar e se apresentam numa forma de organizar os conhecimentos escolares dentro de um eixo comum delimitado pela proposta pedagógica, tema transversal ou situação-problema da instituição. A função do projeto de trabalho consiste em compreender fatos ou informações dentro de situações e relacioná-los aos saberes de cada disciplina no curso de Direito. Cada disciplina poderá articular os saberes às situações - problemas de forma rígida. Ressaltando-se que, nas propostas interdisciplinares existem esforços no sentido de compreender e adaptar o indivíduo para as transformações no mundo do trabalho e, conseqüentemente, nos processos de produção, de organização e de formação profissional. Para tanto a presente pesquisa bibliográfica fundamentou-se em uma metodologia composta de etapas definidas pela pesquisadora a luz dos estudos de Gil (2002) e seguida por um roteiro rigoroso para o processo de construção do conhecimento. Com base na análise da definição de Currículo, Interdisciplinaridade, Projeto Político Pedagógico e das Diretrizes Curriculares para o curso de Direito, entende-se que as possibilidades aplicar a Interdisciplinaridade no ensino superior são significativas, visto que, tanto nas leis da Educação para o ensino no Brasil, bem como as definidas para o Curso de Direito, a Interdisciplinaridade se desenvolvida nas universidades deve atender as expectativas do mercado de trabalho, considerando que o profissional deverá ter uma formação que desenvolva competências e habilidades de maneira globalizada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Matheus Carreiro (matheus.carreiro@uniceub.br) on 2017-05-24T20:22:02Z No. of bitstreams: 1 50001050.pdf: 200617 bytes, checksum: 5d19bc6b0cd0466a83f0edfa4b826289 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-05-26T20:19:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50001050.pdf: 200617 bytes, checksum: 5d19bc6b0cd0466a83f0edfa4b826289 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T20:19:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50001050.pdf: 200617 bytes, checksum: 5d19bc6b0cd0466a83f0edfa4b826289 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade e inovação: com ênfase para o curso de direitopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
dc.description.notasThe analysis of the importance of the interdisciplinaridade in the course of Right, central objective of the work, is indispensable category to rethink the process of education in the current society, having in its nature the desire to promote the transformation by means of the accomplishment of intervention projects, that allow to glimpse objectives, scenes and strategies with bigger objetividade. Its boarding engloba to know them of a set of you inside discipline of one same axle of inquiry or exposition. Already the work projects are the spring master of making to interdisciplinar and if they present in a form to inside organize the pertaining to school knowledge of a common axle delimited by the proposal pedagogical, transversal subject or situation-problem of the institution. The function of the work project consists of understanding facts or information inside of situations and to relate them it knowing of each discipline in the course of Right. Each disciplines will be able to articulate to know to the situations - problems to them of rigid form. Standing out itself that, in the proposals interdisciplinares exists efforts in the direction to understand and to adapt the individual for the transformations in the world of the work and, consequently, in the processes of production, organization and professional formation. For in such a way the present bibliographical research the light of the studies of Gil (2002) and followed by a rigorous script for the process of construction of the knowledge was based on a methodology composed of stages defined for the researcher. On the basis of the analysis of the definition of Resume, Interdisciplinaridade, Project Pedagogical Politician and of the Curricular Lines of direction for the course of Right, understands that the possibilities to apply the Interdisciplinaridade in superior education are significant, since, as much in the laws of the Education for education in Brazil, as well as the defined ones for the Course of Right, the developed Interdisciplinaridade if in the universities must take care of the expectations of the work market, considering that the professional must have a formation that develops abilities and abilities in global way.pt_BR
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