Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10875
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Interdisciplinaridade e inovação: com ênfase para o curso de direito |
Authors: | Vieira, Katya Valéria Thieme Barros |
metadata.dc.contributor.advisor: | Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli |
Abstract: | A análise da importância da interdisciplinaridade no curso de Direito, objetivo central do trabalho, é categoria indispensável para se repensar o processo de educação na sociedade atual, tendo em sua natureza o desejo de promover a transformação por meio da realização de projetos de intervenção, que permitam vislumbrar objetivos, cenários e estratégias com maior objetividade. A sua abordagem engloba os saberes de um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo eixo de investigação ou exposição. Já os projetos de trabalho são a mola mestra do fazer interdisciplinar e se apresentam numa forma de organizar os conhecimentos escolares dentro de um eixo comum delimitado pela proposta pedagógica, tema transversal ou situação-problema da instituição. A função do projeto de trabalho consiste em compreender fatos ou informações dentro de situações e relacioná-los aos saberes de cada disciplina no curso de Direito. Cada disciplina poderá articular os saberes às situações - problemas de forma rígida. Ressaltando-se que, nas propostas interdisciplinares existem esforços no sentido de compreender e adaptar o indivíduo para as transformações no mundo do trabalho e, conseqüentemente, nos processos de produção, de organização e de formação profissional. Para tanto a presente pesquisa bibliográfica fundamentou-se em uma metodologia composta de etapas definidas pela pesquisadora a luz dos estudos de Gil (2002) e seguida por um roteiro rigoroso para o processo de construção do conhecimento. Com base na análise da definição de Currículo, Interdisciplinaridade, Projeto Político Pedagógico e das Diretrizes Curriculares para o curso de Direito, entende-se que as possibilidades aplicar a Interdisciplinaridade no ensino superior são significativas, visto que, tanto nas leis da Educação para o ensino no Brasil, bem como as definidas para o Curso de Direito, a Interdisciplinaridade se desenvolvida nas universidades deve atender as expectativas do mercado de trabalho, considerando que o profissional deverá ter uma formação que desenvolva competências e habilidades de maneira globalizada. |
Citation: | VIEIRA, Katya Valéria Thieme Barros. Interdisciplinaridade e inovação: com enfase para o curso de direito. 2005. 60 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Docência Universitária, Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10875 |
Issue Date: | 2005 |
Appears in Collections: | EDU - Pós-graduação em Docência no ensino superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
50001050.pdf | 195.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.