Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10894
metadata.dc.type: TCC
Title: A construção identitária em um discurso político: a linguagem de um futuro presidente da república na perspectiva do deputado Enéas
Authors: Cruz, Maria Andréia Arruda Portilho
metadata.dc.identifier.orientador: Ormundo, Joana da Silva
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a linguagem do Deputado Enéas sob a ótica do percurso gerativo do sentido, concebido por Greimas. Por meio do plano de expressão, verifica-se a construção da identidade do Deputado e a importância que ele dá à linguagem como instrumento de capacitação para se exercer uma função pública. Este estudo é norteado principalmente pela obra de Fiorin e investiga um discurso proferido pelo Deputado Enéas, em cadeia nacional, no dia 4 de agosto de 2004, quando o Deputado Roberto Jefferson fez uma denúncia pública de existência de corrupção no Partido dos Trabalhadores. Ao longo do trabalho será apresentado o perfil identitário dos principais sujeitos – Deputado Enéas, Deputado Roberto Jefferson e Presidente Lula –, e a essência do discurso vai sendo desvelada gradativamente, de acordo com o desenvolvimento dos níveis superficial, intermediário e profundo do percurso gerativo. A conclusão do trabalho revela que os recursos lexicais são instrumentos relevantes para a construção da identidade do Deputado Enéas e que, por meio deles, ele valoriza a própria imagem como sendo um homem culto e erudito.
Keywords: Linguagem
Identidade e sentido
Language
Identity and sense
Citation: CRUZ, Maria Andréia Arruda Portilho. A construção identitária em um discurso político: a linguagem de um futuro presidente da república na perspectiva do deputado Enéas. 2006. 73 f. Monografia (Pós-Graduação) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10894
Issue Date: 2006
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50003368.pdf335.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.