Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10897
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O discurso dominante e suas práticas ideológicas: análise do discurso da revista Veja no referendo das armas |
Authors: | Candido, Elizeth Maria Borges Sampaio |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ormundo, Joana da Silva |
Abstract: | Este trabalho, cujo tema é O discurso dominante e suas práticas ideológicas, pretende analisar o discurso da Revista Veja no Referendo das Armas, fato acontecido em 2005. O objetivo é investigar o grau de influência da revista na vida dos seus leitores, apontando para a discussão sobre a suposta imparcialidade da imprensa e os motivos que a levam a promover o discurso ideológico. Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados em teorias da construção do discurso e estratégias de linguagem e persuasão de vários autores, seguindo o método estruturalista de pesquisa. Para a realização deste estudo, propôs-se a observação da revista analisada, edição 1925, ano 38, n. 40, de outubro de 2005, confrontada com o referencial teórico, que possibilitou verificar a influência de Veja na decisão da opinião pública e, conseqüentemente, no resultado das urnas. |
Keywords: | Imprensa Mídia Referendo Veja Discurso autoritário Persuasão Opinião pública Discurso ideológico Press Media Referendo Veja Authoritative discourse Persuasion Public opinion Ideological discourse |
Citation: | CANDIDO, Elizeth Maria Borges Sampaio. O discurso dominante e suas práticas ideológicas: análise do discurso da revista Veja no referendo das armas. 2006. 49 f. Monografia (Pós-Graduação) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10897 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
50003505.pdf | 963.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.