Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10964
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise das operações de recebimento antecipado de exportação de longo prazo realizadas por empresas localizadas no território brasileiro
Authors: Silva, Alexandre Cavalcante
metadata.dc.identifier.orientador: Siqueira, Geraldo Magela
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar a sistemática envolvendo as operações de recebimento antecipado de exportação de longo prazo, por parte de empresas localizadas no território brasileiro, de modo a verificar se elas poderiam estar se beneficiando dos incentivos fiscais destinados à exportação para contratar operações que poderiam se caracterizar como financeiras. A ênfase da análise centrou-se nas operações de exportação de longo prazo, tendo em vista a possível existência de uma faculdade nos regulamentos dessa modalidade de financiamento à exportação que poderia permitir a realização de operações de natureza exclusivamente financeira. A fim de comprovar essa hipótese, procurou-se, além de apresentar um arcabouço teórico sobre o assunto, fazer uma apuração e uma análise dos registros das operações de recebimento antecipado de exportação de longo prazo constantes no banco de dados do Banco Central do Brasil. Ao final, restou caracterizado que as empresas recebedoras de recursos não os estavam utilizando, a princípio, somente para produzir mercadorias, dado que os prazos estabelecidos para embarque superavam, e muito, o ciclo de produção da maior parte das mercadorias exportadas. Além disso, permitiu-se concluir que, de fato, essa situação estava sendo permitida por uma faculdade na legislação a respeito do recebimento antecipado de exportação de longo prazo.
Keywords: Exportação
Recebimento antecipado de exportação de longo prazo
Contrato de câmbio
Mercado de câmbio
Empréstimo externo
Comércio exterior
Balanço de pagamento
Imposto sobre a renda
Export
Long-term export operations anticipated receipts
Foreign exchange rate contract
Foreign exchange market
External loan
Foreign commerce
Balance of payment
Income tax
Citation: SILVA, Alexandre Cavalcante. Análise das operações de recebimento antecipado de exportação de longo prazo realizadas por empresas localizadas no território brasileiro. 2016. 108 f. Monografia (Graduação)Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10964
Issue Date: 2006
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50502719.pdf612.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.